Trabalho de administração

Páginas: 10 (2347 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE/SC
ADMINISTRAÇÃO
1ª Fase e 2ª fase


TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO


Professor: MARCIO RICARDO KOOP

ANDREZA ROZA RA: 5212983722
DANIELA RAIMUNDO LACH RA: 4608900405
DÉBORA RA: 5630116887
ELLEN FERREIRA CARDOSORA: 1299183536
ELISIANE DENISE HEIL RA: 5664106460
FRANCINE TRINDADE RA: 4236821328
JULIA KARLA MELO RA: 4473904362



Joinville/SC
03/10/2012

Sumário
* Ênfase na tecnologia.
* Teoria geral de sistemas.
* Teoria matemática da administração.
* Tecnologia dainformação e administração.
* Ênfase no ambiente.
* Teoria contigencial.


Introdução

Através dos progresso da T.A., procurou-se demonstrar o efeito cumulativo e gradativamente abrangente das diversas teorias com suas diferentes contribuições e diferentes enfoques.
Todas as teorias administrativas apresentadas são válidas, embora cada qual valorize apenas uma ou algumas das cincovariáveis básicas.
Na realidade, cada teoria administrativa surgiu como uma resposta aos problemas empresariais mais relevantes de sua época. E nesse aspecto, todas elas foram bem sucedidas ao apresentarem soluções específicas para tais problemas.

ÊNFASE NA TECNOLOGIA

Ênfase na tecnologia: é o foco das teorias que consideram a administração
uma ciência que cuida da aplicação bem-sucedidada tecnologia na atividade
organizacional.
Com o advento da cibernética, da mecanização, da automação, da computação e, mais recentemente, darobotização, a tecnologia posta a serviço da empresa passou a moldar-lhe a estrutura e a condicionar o seufuncionamento.
Muito embora a Administração Científica de Taylor e seus seguidores tenham se preocupado, em sua época, com a tecnologia, suasincursões nesse campo são estritamente limitadas ao nível da tarefa individual de cada operário e
fortemente concretas e imediatistas. É notável que uma das mais recentes áreas de estudo da T.A. é o papel da tecnologia na determinação da estrutura e do funcionamento das empresas. Alguns autores concebem a empresa como um sistema sociotécnico, onde
interagem dois subsistemas interligados: o subsistemasocial ou humano (as pessoas e seus relacionamentos de trabalho) e o subsistema tecnológico (as tarefas e os equipamentos para executá-las).
A Teoria da Contingência incumbiu-se de absorver rapidamente a preocupação com a tecnologia ao lado da preocupação com o ambiente, para definir uma abordagem mais ampla das empresas.


Teoria geral de sistemas

Surgiu da percepção dos cientistas, deque certos princípios e conclusões eram válidos e aplicáveis a diferentes ramos da ciência. A partir disso, Ludwig Von Bertalanffy lançou em 1937 a Teoria Geral de Sistemas. Essa teoria foi amplamente reconhecida na administração da década de 60. Foi difundida devido a necessidade de síntese e integração das teorias anteriores. Simultaneamente com o desenvolvimento de outras áreas científicas, aTeoria Geral de Sistemas pode ser aplicada na administração. Bertanlanffy defendia que não apenas os aspectos gerais de várias ciências são iguais, os aspectos específicos também poderiam ser usados de forma sinérgica pelas outras.
Fazendo uma análise retrospectiva das abordagens anteriores, podemos perceber a referência desta teoria nas obras de outros estudiosos. Taylor preconizava asistematização da seleção dos trabalhadores e das condições de trabalho. Fayol via a administração como a integração de várias tarefas, integradas para a realização de uma meta em comun. Mayo defendia a empresa como um sistema social, composto por seres humanos. Follet propunha a unidade integrativa e Barnard defendia o equilíbrio entre as comunicações formal e informal, na empresa e fora dela.
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de administração
  • Trabalho administração
  • Trabalho de administracão
  • Trabalho de administraçao
  • Trabalho de administraçao
  • Trabalho administração
  • trabalho administração
  • Trabalho de administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!