Trabalho de administração

Páginas: 8 (1933 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
FACULDADE ANHANGUERA- CAXIAS DO SUL
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO
CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - 1° SEMESTRE
PROFESSORA PATRÍCIA.
MARÇO, 2012.


GRUPO: Bruna Monteiro/ Gilberto F/ Leandro Nunes/ Patrícia Rössner e Wagner Albano.


Desafio: Montar Matriz S.W.O.T. para a empresa BRINDEC Soluções Tecnológicas Ltda.


Escopo da BRINDEC:
ISO 9001:2008 “Projeto e Produção deEmblemas Resinados, Etiquetas e Acessórios”.
TS16949:2002 “Design and production of emblems in metal and plastic for trimming”.


1.1 Fraquezas
1.1.1 A empresa apresenta um elevado número de funcionários em treinamento (não capacitados). A empresa é filiada ao sindicato dos serígrafos, onde os funcionários não apresentam satisfação em relação aos benefícios atualmente pagos emcomparação com a realidade do mercado de Caxias do Sul, o qual a maior parte é voltada para os benefícios do setor metalúrgico. Segundo a pesquisa de clima anual a maior reclamação é reincidente, sobre salários e benefícios.


1.1.2 A empresa apresenta reclamações de clientes consideráveis quanto aos prazos de entrega: Para tanto devemos melhorar a eficiência produtiva e diminuir absenteísmo, paraeliminar estes atrasos (e trabalhar com a qualidade nas perdas e refugos internos além de testar os produtos e cliente efetivando desvios).


1.1.3 A empresa não tem produto de marca própria***, estando dependente de pedidos e venda, enfrentando dificuldades com um mercado sazonal.


***As vantagens competitivas podem ser obtidas nas atividades executadas pela empresa, desde o projeto doproduto ou do serviço até a execução e entrega ao consumidor. Ela surge fundamentalmente do valor que uma empresa consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo material. Porter (1985) sugere ainda mais duas estratégias que podem gerar vantagens competitivas, além da diferenciação: liderança em custo e enfoque e cabe a cada empresa decidir quais estratégias adotar. Porém, não basta queuma empresa obtenha vantagens competitivas. É preciso sustentá-las (AAKER, 1998). A mais sustentável e valiosa vantagem competitiva gerada pela empresa é a marca (KAPFERER, 2004). A marca é um nome, designação, sinal, símbolo ou combinação de todos com o propósito de identificar bens ou serviços de um vendedor e de diferenciá-los de concorrentes, ou seja, identifica o vendedor ou o fabricante. Ofato de uma marca ser um recurso intangível contribui para sua sustentabilidade como vantagem competitiva, pois essa gera um fluxo de ganhos com o passar do tempo (KOTLER, 1995)


Nota 1: Em alguns casos perdemos clientes devido ao atraso na entrega, e eles não voltam a comprar principalmente para etiquetas simples (sem processo especial de relevo ou resina).


Nota 2: Poucas empresasapresentam a mesma tecnologia que a BRINDEC, sendo difícil encontrar profissionais deste perfil disponível no mercado.


1.2 Fortes
1.2.1 Os colaboradores recebem um treinamento específico nos processos/tecnologias da empresa, pois nossa mão de obra é treinada e formada (especializada) internamente, evitando “vícios” de trabalho.


1.2.2 A empresa atende todas as normas de clientes ecertificações exigidas. Muitos clientes requerem certificações específicas para posteriormente prosseguir no contrato de venda.


1.2.3 A empresa tem laboratório interno para análise e validação de matérias-primas agilizando os resultados dos ensaios.


1.2.4 Os clientes que voltam a comprar da empresa, segundo pesquisa da área comercial, é devido ao preço competitivo x qualidade de nossosprodutos.


1.3 Oportunidades (Visão de futuro)
1.3.1 Iniciou em 2011 a redução dos impostos pelo governo brasileiro na comercialização dos produtos de linha branca e também dos automóveis impactou positivamente nas vendas dos adesivos destes segmentos. Esperamos que esta atitude do governo se repita em constância, conforme exigência do Sindicato dos Lojistas.

24/03/2012 - 08:55 ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de administração
  • Trabalho administração
  • Trabalho de administracão
  • Trabalho de administraçao
  • Trabalho de administraçao
  • Trabalho administração
  • trabalho administração
  • Trabalho de administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!