TRABALHO DE ADEZÃO

1588 palavras 7 páginas
Bibliografia: Aluísio Jorge Andrade Franco, um dos mais expressivos jornalista, prosador e dramaturgos, Pós-Modernismo, paulistas e brasileiros, cuja fez uma importante renovação no teatro Brasileiro. Considerado uma dramaturgia seria e profunda no teatro nacional onde retrata com fundo de verdade e grande poesia cênica diversos panoramas da vida ligada à herança cafeeira; dedicando-se posteriormente a temas contemporâneos a sua época e ligados à vida metropolitana. Nasceu em Barretos, interior do Estado de São Paulo, em 21 de maio de 1992. De uma família de fazendeiros e foi criado no meio rural. No dia 13 de março de 1984, morre vítima de uma embolia pulmonar, em São Paulo, seis meses depois de ter realizado uma operação para implantação de três pontes safena.
Em 1940 começa a estudar Direito pela Universidade de São Paulo(USP) em que logo desiste dos estudos e volta a trabalhar na fazenda dos seus pais.
Fundado pelo Alfredo Mesquita a Escola de Arte Dramática , onde em 1951 entra e em 1654 termina seus estudos e iniciou sua atividade de dramaturgo com a peça O Faqueiro de Prata, seguida de O Telescópio, estreando como escritor. Mas apenas com A moratória em 1955 chega a o sucesso. A partir de então começou a impor seu estilo suas preocupações sociais, o conflito de indivíduos ante um meio social em desagregação e, em particular, a decadência dos barões do café no interior de São Paulo, em meados do século XX.

O Telescópio:, primeiro texto do escritor paulista Jorge Andrade, é ambientada numa espaçosa sala de uma fazenda no interior de São Paulo, um casal de fazendeiros, seus filhos e alguns parentes estão reunidos após o jantar. Enquanto os mais velhos voltam sua atenção para o telescópio, com a finalidade de observar as estrelas, os jovens divertem-se jogando cartas. Essa aparente monotonia vai sendo substituída pela existência de duas percepções distintas das relações sociais, dadas a conhecer pelos diálogos. Para os mais

Relacionados

  • Plano de negócio
    1005 palavras | 5 páginas
  • Psicologia Aplicada a teoria Cognitiva
    2871 palavras | 12 páginas