Trabalho da mulher e do menor

Páginas: 17 (4240 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2012
FACULDADE DE DIREITO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM/ES











O TRABALHO DA MULHER E DO MENOR



















CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM/ES
NOVEMBRO DE 2011
FACULDADE DE DIREITO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM/ES











O TRABALHO DA MULHER E DO MENOR



Trabalho apresentado à disciplina de Direito do Trabalho daFaculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim, como requisito parcial de avaliação do 4° bimestre.
Prof. Getúlio de Vita Rodrigues
Série: 4° A Noturno












CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM/ES
NOVEMBRO DE 2011
Introdução

Este trabalho vem apresentar o trabalho da mulher e do menor, mostrar as dificuldades e condições detrabalho. Vem trazer a importância da mulher e a necessidade do menor e aprender os ofícios.
As mulheres se sujeitaram a receber menos do que os homens, na Revolução Industrial, só pra ter a oportunidade de entrar no mercado de trabalho e suas jornadas eram de 14 a 16 horas por dia e em condições prejudiciais à saúde.
Existiram muitas leis que vieram pra proibir o trabalho da mulher, assimcomo o trabalho noturno do menor. Porém foi através do Tratado de Versalhes que estabeleceu o princípio da igualdade entre homens e mulheres, sendo ele albergado por muitos países, inclusive pelo Brasil.






















TRABALHO DA MULHER

1 Âmbito Internacional

A própria Constituição OIT realça a necessidade de proteção ao trabalho da mulher, e posterior a elaforam editadas convenções e recomendações sobre o tema.
Várias foram as Convenções ratificadas pelo Brasil e que dizem respeito à diversos aspectos dentro do trabalho da mulher, tais como:
1. Convenção n° 3, de 1919, diz respeito ao trabalho da mulher antes e depois do parto;
2. Convenção n° 4, de 1919, veda o trabalho da mulher em indústrias, públicas ou privadas;
3. Convenção n° 41, de1934, dispõe sobre o trabalho noturno da mulher, exceto aquelas que possuem cargos diretivos;
Dentre muitas outras Convenções.
A convenção da ONU, de 1979, ratificada pelo Brasil, proíbe discriminação no emprego e profissão, conferindo igualdade de remuneração entre homem e mulher para trabalho de igual valor.

2 No Brasil

O Decreto n° 21.417 – A, foi a primeira norma que tratou dotrabalho da mulher, vinha proibir seu trabalho durante a noite, das 22 às 5h. A primeira Constituição brasileira foi a de 1934 que vedava o trabalho em locais insalubres. Garantia o repouso antes e depois do parto, sem prejuízo do salário.
A mulher tinha a aposentadoria aos 30 anos de trabalho, com salário integral.
Já a Constituição de 88 não proibiu o trabalho da mulher em atividades insalubres,o que o tornou permitido. Assegurou a licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de 120 dias (art. 7°, XVIII), quando anteriormente era de apenas 84 dias. Passou a haver uma previsão de proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, conforme fossem determinados em lei (art. 7°, XX). Proibiu a diferença de salários, de exercício de funções ede critérios de admissão por motivo de sexo (art. 7°, XXX). O art. 5°, I, da Constituição de 88 assegura que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, não mais se justificando qualquer distinção entre ambos.
A Lei n° 7.855/89, revogou os arts. 379 e 380 da CLT, que proibiam o trabalho noturno da mulher e especificavam certas condições; os arts. 374 e 375, que tratavam daprorrogação e compensação do trabalho da mulher; o art. 387 da CLT, que versava sobre pedreiras e obras de construção civil, pública ou particular, e nas atividades perigosas e insalubres.

3 Fundamentos de Proteção ao Trabalho da Mulher

A mulher era tratada como incapaz pelo Código Civil de 1916, através de um sistema patriarcal. Essa orientação era adotada pelo art. 446, da CLT, ao “presumir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho do menor e da mulher
  • Trabalho do menor e da mulher
  • direito do trabalho mulher e menor
  • Trabalho da mulher e do Menor
  • Trabalho da Mulher e do Menor
  • PROTEÇÃO AO TRABALHO DO MENOR E DA MULHER.
  • Proteção ao trabalho do menor e da mulher
  • Trabalho do menor e da mulher

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!