Trabalho Da Entrevista Com Arquiteta Sobre A Lei E O CAU22

828 palavras 4 páginas
Graduação em Arquitetura e Urbanismo

1. Na sua visão geral, como está sendo o cumprimento na pratica da lei 12.378?
Acredito que a lei 12.378 foi um grande ganho para a conscientização da profissão. No entanto, o seu pleno cumprimento ainda depende de uma maior mobilização dos profissionais arquitetos e urbanistas sobre suas próprias atribuições, e a importância de sua valorização perante a sociedade; assim como é de suma importância que outros profissionais respeitem a lei e as atribuições de cada profissão.

2. Você acha que a fiscalização na cidade de Uberlândia é suficiente? Já passou por alguma experiência negativa pela falta de fiscalização?
Não, são inúmeras as construções realizadas sem projeto - RRT, pelos próprios arquitetos, engenheiros e principalmente construtores. Assim como é muito comum, a aprovação de um projeto (perante a lei e a prefeitura) e a execução de uma outra obra. A experiência negativa se dá pelo fato, de sermos lesados constantemente, por "semi-profissionais" que ao não cumprirem a lei, desvalorizam a nossa profissão socialmente e financeiramente.

3. Há vários terceiros que trabalham de forma inadequada com a lei ou seja, trabalham sem o RT, qual a sua opinião a respeito disso? Acredita que deve ter mais fiscalização por parte do CAU? Qual a participação do arquiteto para com a fiscalização do exercício da profissão?
Acredito que deva ser maior a fiscalização por parte do CAU, assim como a fiscalização do próprio arquiteto. Acho que iniciativas como a do "arquiteto-protagonista" podem ter uma boa repercussão. No entanto, acho que a melhor forma de se evitar que terceiros trabalhem de forma inadequada é a conscientização da população pois, ao aceitar este tipo de serviço, ela abre mão de uma obra com qualidade e responsabilidade.

4. De acordo com seu ponto de vista, como a lei 12.378 beneficiou os profissionais de Arquitetura e urbanismo? A algo que possa ser revisto (incluindo/excluindo) na referida lei que possa beneficiar

Relacionados