TRABALHO DA ARLECY E MARIZETE EAD

2228 palavras 9 páginas
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

HISTÓRICO SOBRE O EAD NO BRASIL
HISTÓRICO SOBRE O EAD NO MUNDO

MANAUS
2015
ARLECY CHAVES DA COSTA

MARIZETE BARBOSA DE SOUZA

HISTÓRICO SOBRE O EAD NO BRASIL
HISTÓRICO SOBRE O EAD NO MUNDO

Trabalho solicitado pelo Professor Msc. Cleyço Rocha do componente curricular Fundamentos Educação à Distância da Turma PGM 07S1 para obtenção de nota parcial referente ao 1ºBimestre.

MANAUS
2015
RESUMO
Um dos elementos estruturantes da Educação a Distância (EAD) se reporta as inovações tecnológicas e pedagógicas que podem contribuem para a melhoria desta modalidade de ensino.
Assim, este artigo tem por objetivo apresentar a evolução da Educação a Distância no Brasil as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em cada período da história, desde os primórdios da escrita por correspondência até as mais recentes tecnologias desenvolvidas e utilizadas na EAD, de forma a permitir uma reflexão sobre as possibilidades que esta modalidade de ensino oferece no sentido de promover oportunidades educacionais para grandes contingentes populacionais.

INTRODUÇÃO

A Educação a Distância no Brasil e no Mundo tem uma história de sucessos, e a mesma vem sendo muito utilizada e aceita por quem busca educar-se ou atualizar-se profissionalmente. Sua evolução histórica se dá pelo surgimento e dispersão dos meios de comunicação, proporcionando novas percepções educacionais. Esta modalidade também passou pela fase de correspondência, do rádio, da televisão, até chegar aos vários meios de comunicação, entre eles o uso da internet.

No Brasil a Educação a Distância sempre esteve ligada à formação profissional, sempre motivada por questões de mercado. Foram várias experiências radiofônicas até a implantação da televisão no Brasil nos anos cinquenta. Hoje vivenciamos a revolução das tecnologias da informação que afeta as relações de trabalho e se reflete na educação.

Durante seu desenvolvimento histórico a Educação a Distância

Relacionados