Trabalho Cylmara Intelig ncia

1512 palavras 7 páginas
Inteligência

“ A inteligência é a única forma que possuímos para dominar os nossos instintos”
Sigmund Freud

Inteligência um tema tão extenso e complexo, que pode se encontrar diversas definições como a mais conhecida e atual que se tem é a de Sordi (2005) relata que a inteligência pode ser definida como a capacidade de adaptação do indivíduo ao meio, que se constitui das seguintes dimensões, física, social, simbólico e histórico-cultural.
Mas a inteligência é discutida desde a época dos filósofos pré-socráticos, que pro curavam explicá-la com diversas definições.
Heráclito pensava o homem como uma dicotomia formada pelo corpo e por uma alma universal que penetrava no indivíduo através da respiração tornando-o racional. Parmênides pensava o homem também como uma dicotomia, mas com elementos diferentes, que se constitui pelo corpo, saído da terra, e uma alma composta de calor e frio (MUELLER, 2001).
Em Pitágoras, a idéia dicotômica permanece, propondo uma alma imortal contida num corpo mortal, e sendo portadora do intelecto. Já Platão, criou a teoria que dizia existir diferenças entre indivíduos que possuíam 3 (três) tipos de inteligência, ou estados mentais, que estavam relacionadas à camada social a qual pertencia o indivíduo: a alma apaixonada, a alma corajosa e o pensamento. A alma apaixonada era capaz de utilizar a reflexão e a memória, e era a característica dos indivíduos de classe média. A alma corajosa, capaz de lidar com os fenômenos físicos e era característica dos militares. Acima destes dois tipos de inteligência estava o pensamento, ou alma racional, que era a capacidade de abstração, característica dos reis e filósofos (DA SILVA, 2003).
A Etimologia da palavra que vem Latim intellectus , de intelligere = inteligir, entender, compreender. Composto de íntus = dentro e lègere = recolher, escolher, ler .Faculdade que a alma tem de formar idéias gerais, após tê-las criticado e distintiguido por meio do juízo; mais concretamente, "modo de entender".

Relacionados