Trabalho Criminologia

Páginas: 13 (3047 palavras) Publicado: 9 de abril de 2015

UNIVERSIDADE DO MINHO
ESCOLA DE DIREITO
CRIMINOLOGIA




JOSÉ CELSO DORILEO LEITE FILHO – E5746





TROPA DE ELITE – UMA ANÁLISE A CERCA DO BATALHÃO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS DO RIO DE JANEIRO












BRAGA, 2014.
1. Introdução
O presente trabalho vem documentar a relação do filme Tropa de Elite com as nuances criminológicas do BOPE, voltado para o criminoso. Abordarei a criminalidade nasfavelas cariocas, fazendo um contraponto com um Batalhão de Operações Policiais Especiais da cidade do Rio de Janeiro na década de 90, juntamente com o cenário de completa anômia que circunda o criminoso das favelas cariocas. Explicarei também o cenário em que o filme se passa e caracterizarei os principais personagens desta trama.
A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, enriquecida coma análise critica do filme. Espero que esta pesquisa seja de grande proveito intelectual, já que buscarei trazer de forma rápida os conceitos principais sobre o tema proposto.

2. Cenário do Filme
O filme tem como tema a violência urbana no Rio de Janeiro, o tráfico de substâncias ilícitas e as ações do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais). O ator principal Wagner Moura que interpretao “Capitão Nascimento” relata seu drama em procurar um substituto à sua altura para assumir seu posto, pois devido a várias operações já efetuadas, ele viu-se em hora hábil para sair do Batalhão de Operações Especiais – BOPE, antes que aconteça algo de mais grave para si ou sua família. Capitão Nascimento coordena o curso de formação do BOPE e entre os novos alunos estão Matias e Neto, doispoliciais militares, aspirantes, jovens, honestos e corajosos.
O curso de formação do BOPE prepara policiais para a guerra, eles são mais bem preparados que os integrantes do exército de Israel, seu curso é bastante rigoroso e com elevada carga de pressão para formar seus soldados.
O filme traz muitas cenas de violência, de tortura policial, retrata diversos abusos cometidos pela Polícia Militar do Riode Janeiro, uma das mais violentas do mundo. O filme também faz uma crítica á corrupção da polícia carioca, e mostra a classe média, representada por estudantes universitários que fazem trabalhos em ONG’s nas favelas. Eles criticam a violência policial, mas, realizam o consumo e o tráfico de drogas nas festas estudantis e na própria universidade, e assim favorecem a violência que eles mesmoscriticam.
Ao desenrolar dos fatos, vemos que a corrupção que está envolta da corporação policial é tanta, que pessoas que estão trabalhando assiduamente para a segurança pública seja realmente efetiva na cidade, acabam se tornando novas vítimas do sistema corrupto que assola as entidades policiais no Rio de Janeiro.


3. Personagens e suas características
Capitão Nascimento: Um policial considerado"incorruptível" pelos seus pares, ainda que embora comande uma equipe que se utiliza de artifícios pouco ortodoxos como tática investigativa. O capitão pretende deixar o BOPE com a certeza de que terá um substituto digno e à altura, para isso antes precisa escolhê-lo entre sua nova turma;
André Mathias: Negro e de origem humilde, conseguiu a duras custas ingressar no curso de Direito de uma dasmelhores faculdades do Rio de Janeiro. Mathias demonstra ser um aluno aplicado, mas não concorda com tudo o que seus professores e colegas lhe dizem, especialmente quando as aulas vão de encontro à sua vocação como policial, e posteriormente bate de frente com os usuários de droga da escola;
Neto Gouveia: Um jovem idealista e de temperamento um tanto impulsivo, que decidiu ingressar na PM, mas acabapor desiludir-se com a corporação após testemunhar o descaso e a corrupção promovidos por seus colegas de batalhão. Ao tentar ajudar um oficial de seu grupamento que havia sido levado para uma armadilha por outros policiais, Neto travou o primeiro contato com o Capitão Roberto Nascimento e decidiu ingressar no BOPE. Levou consigo seu melhor amigo, o Aspirante André Mathias. Em certa altura Neto é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Criminologia
  • Trabalho de criminologia
  • Trabalho De Criminologia
  • Trabalho de criminologia
  • Trabalho criminologia
  • Trabalho de Criminologia
  • Trabalho de criminologia
  • Trabalho de Criminologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!