Trabalho Corrosão

Páginas: 5 (1021 palavras) Publicado: 25 de junho de 2015
 2 Simplesmente porque o cobre se oxida quando não encapado , ja o ouro não corre esse risco Ok. Vc ja observou um pedaço de cobre e um de ouro deixados sem proteção , o cobre fica recoberto por uma substancia azulada . Porque o ouro é melhor condutor elétrico do que o cobre.


3 Por corrosão entende-se o ataque eletroquímico que ocorre em meio aquoso. A corrosão acontece quando é formada umapelícula de eletrólito sobre a superfície dos fios ou barras de aço. Este tipo de corrosão é também responsável pelo ataque que sofrem as armaduras quando ainda armazenadas no canteiro. É melhor e mais simples preveni-la do que tentar saná-la depois de iniciado o processo.
Uma das grandes vantagens do concreto armado é que ele pode, por natureza e desde que bem executado, proteger a armadura dacorrosão. Essa proteção baseia-se no impedimento da formação de células eletroquímicas, através de proteção física e proteção química.
Assim, apenas se o concreto for de má qualidade e ma impermeabilização é que o processo de corrosão cria condições de aumento da taxa de ataque. O fenômeno é relacionado ao fato dos produtos da corrosão do ferro e do aço terem um volume específico maior do que opróprio aço. O aumento do volume dos produtos da corrosão causa tensões que podem resultar na fissura do concreto.
As fissuras do concreto facilitam o acesso do meio corrosivo a aceleram o processo.
Quando as fissuras atingem a superfície externa do concreto, os produtos da corrosão podem ser removidos. Mais graves são os ataques em concreto protendido(sobre grande tensão). Neste caso o processo decorrosão pode levar a perda da resistência e eventualmente colapso.
Os íons são provenientes de contaminantes externos ou dissolução de sais, bem como a maresia pode provocar o excesso de sal no ar e conseqüentemente a sua penetração no concreto.
Causas:
A presença de íons de cloro é uma das principais causas da corrosão do aço no concreto.
Outra causa pouco conhecida de íons que levam o concreto ase romper é a poluição do ar por meio da contaminação de CO2 de grandes cidades, assim se acumulado em locais fechados por um determinado período de tempo, o gás presente no escapamento dos carros pode prejudica a vida útil do concreto.



1 “Corrosão” é um termo químico bastante empregado no cotidiano para se referir ao processo de destruição total, parcial, superficial ou estrutural dedeterminado material causado pela ação do meio.

Geralmente, quando se fala nesse assunto a primeira coisa que vem à nossa mente é a corrosão de metais, principalmente a do ferro, gerando a ferrugem. No entanto, outros materiais podem sofrer corrosão, tais como os polímeros e as estruturas feitas de concreto armado.

Realmente, a corrosão está muito presente em nossa sociedade e representa grandes perdaseconômicas, pois todo tipo de corrosão está relacionada à diminuição do tempo de vida de um material.

Existem três formas do meio agir sobre o material, degradando-o; por isso, a corrosão é classificada em: eletroquímica, química e eletrolítica. Veja como ocorre cada uma delas:
Corrosão eletroquímica:
Esse é o tipo de corrosão mais comum, pois é a que ocorre com os metais, geralmente na presençade água. Ela pode se dar de duas formas principais:
(1) Quando o metal está em contato com um eletrólito (solução condutora ou condutor iônico que envolve áreas anódicas e catódicas ao mesmo tempo), formando uma pilha de corrosão.
Exemplo: A formação da ferrugem é um exemplo de corrosão eletroquímica. O ferro se oxida facilmente quando exposto ao ar úmido (oxigênio (O2) e água (H2O)). Essaoxidação resulta no cátion Fe2+, formando o polo negativo (que perde elétrons) da pilha:
Ânodo: Fe(s) → Fe2+ + 2e-
Entre os vários processos de redução que podem ocorrer a mais significativa é a da água:
Cátodo: 2H2O + 2e– → H2 + 2OH–
Enquanto os cátions Fe2+ migram para o polo negativo (cátodo), os ânions OH- migram para o polo positivo (Ânodo) e ocorre a formação do hidróxido ferroso (Fe(OH)2).
Fe2+...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de corrosao
  • trabalho corrosão
  • Trabalho de corrosao
  • trabalho corrosão
  • Trabalho de corrosão
  • trabalho de corrosao e degradacao de materiais
  • corrosao em ambiente de trabalho offshore
  • TRABALHO PRONTO CORROSAO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!