Trabalho Corporiedade

Páginas: 8 (1985 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014












CORPORIEDADE: O CORPO COMO OBJETO DE CONSUMO.














CORPORIEDADE: O CORPO COMO OBJETO DE CONSUMO.
Corporeidade é a maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional com o mundo.
O corpo é movido por intenções provenientes da mente. As intenções manifestam-se através do corpo, que interage com o mundo, quedá uma resposta para o corpo, que informa a mente através de seus órgãos sensoriais, que, analisando as respostas obtidas do ambiente, muda ou reafirma suas intenções, utilizando o corpo para novas manifestações. A esta capacidade de o indivíduo sentir e utilizar o corpo como ferramenta de manifestação e interação com o mundo chamamos de corporeidade.
A corporeidade do indivíduo evolui com aidade. É lógico que a corporeidade do recém-nascido é totalmente diferente daquela da criança de dez anos, do adulto ou do velho de oitenta anos; a do homem é diferente da mulher; como a do indivíduo doente o é da que possui quando sadio.
Durante a evolução da criança, a qualidade da corporeidade é um dos principais determinantes da estruturação neuropsicomotora. Por outro lado, a estruturaçãocorporal na mente da criança é fundamental para o desenvolvimento do próprio corpo como organismo físico. Crianças privadas de adequado relacionamento corporal com o mundo tendem a ter desenvolvimento físico atrasado em relação às demais (o que chamamos em clínica de nanismo psico-afetivo).
 A qualidade da corporeidade depende como em todas as funções neurológicas, da qualidade e desenvolvimento dasrelações neuronais estabelecidas entre as áreas sensoriais e motoras do cérebro. Estas relações, a maioria estabelecida durante a primeira infância desenvolve-se através do treinamento corporal. Para ilustrar a que ponto o ser humano pode desenvolver a corporeidade, basta observar um grande dançarino de balé, um ginasta olímpico ou um campeão de judô. Nem é preciso dizer que, quanto mais cedo navida do indivíduo as atividades forem treinadas, melhor será a desempenho. Mais adiante, demonstrarei algumas técnicas simples para o desenvolvimento dos diversos aspectos da corporeidade, em cada período da primeira infância.
O tema corpo e corporeidade tem conquistado espaço relevante no âmbito da educação, em pesquisas que amiúde buscam fundamentos em referenciais teóricos. No pensamento dosujeito contemporâneo “o corpo é hoje um motivo de apresentação de si” (LE BRETON, 2003, p. 30). Vivemos no mundo da valorização da aparência física, o que somos vai depender da maneira que nos apresentamos, geralmente referenciados pela mídia, pois, é a partir desse modelo que seremos aceitos ou não pela sociedade. Entretanto, vislumbramos um novo olhar sobre o corpo, considerando sua complexidade,tomando conhecimento da diversidade inerente aos indivíduos e também da sua cultura.
Acreditamos que dessa forma será possível um repensar das aspirações dos sujeitos e da sociedade. Como sugere Silva:
Situando-se na interconexão entre o mundo da cultura e o mundo da natureza, o corpo representa um importante foco de reflexão e de indicações em torno do renorteamento do eixo civilizatório, dadaa vivência de uma crise de dimensões desconhecidas das até então, com implicações éticas e epistemológicas para o futuro da vida no planeta (SILVA, 2001, p.01).
A instituição escolar tem um importante papel a desenvolver: é fundamental que se abra um espaço para a construção de representações do corpo e dos valores que a ele se atribui. É importante perceber esse espaço como lugar privilegiadopara refletir sobre a formação dos sujeitos, desmistificando estigmas, estereótipos, valores e atitudes, buscando assim, humanizar a prática pedagógica.
A vivência do ato educativo é uma experiência que se dá através do corpo na sua relação com os objetos da educação. O ser humano não pode se conhecer e nem conhecer, se não compreende a essência de sua existência. Existe uma grande necessidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corporiedade
  • corporiedade
  • corporiedade
  • corporiedade
  • CORPORIEDADE
  • Corporiedade
  • Corporiedade cômica
  • Disturbios da corporiedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!