Trabalho Conduta Tica Do Contador II

Páginas: 13 (3139 palavras) Publicado: 26 de junho de 2015


UNIC – UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
PRIMAVERA – FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS



Lays da Silva Siqueira
Natany Lopes Mendes
Cleide Silva de Souza
Janaína Peres Batista
Felipe Meschiari Martins











CONDUTA ÉTICA DO CONTADOR

















Primavera do Leste
2015
UNIC – UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
INTRODUÇÃO AO DIREITO













CONDUTA ÉTICA DOCONTADOR





















UNIC
2015
Lays da Silva Siqueira
Natany Lopes Mendes
Cleide Silva de Souza
Janaína Peres Batista
Felipe Meschiari Martins









Conduta Ética do Contador




Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial do 2° semestre do curso de Ciências Contábeis, Bacharelado, da Universidade de Cuiabá, MT.


Profº Euder Oliveira Ribeiro
Introdução ao DireitoPrimavera do Leste, 19 de junho de 2015.














UNIC
2015
Conduta Ética do Contador

1- INTRODUÇÃO

O principal objetivo desse trabalho é proporcionar aos alunos, conhecimentos a respeito de como a conduta ética inserida no dia a dia das organizações, bem como a posição do contador, quanto à realização de determinados atos que podemresultar em fatos que abordem questões de natureza ética.
Historicamente, quando procuramos identificar as origens da ética, verificamos que a mesma possui seu início ligado a questões de natureza religiosa e filosófica, ramo dedicado aos assuntos morais.
Os primeiros registros históricos a respeito de uma estrutura lógica da ética foram àqueles elaborados pelos filósofos na Grécia Antiga. Sócrates,inicialmente, estabeleceu que o ser humano, considerando-se cidadão, deveria ter, primeiramente, obrigações para si mesmo e logo em seguida para com o Estado.
Da mesma forma que na vida pessoal de cada um, as atividades desenvolvidas no meio empresarial devem ser pautadas pela ética visando obter-se um comportamento adequado aos padrões da sociedade em geral. Assim a Ética Profissional representaum conjunto de normas direcionadas à conduta dos integrantes de determinada categoria profissional, tendo como finalidade primordial a de regulamentar não só o exercício da profissão como também o comportamento ético do profissional que a exerce. Nesse contexto, os códigos de ética são organizados como verdadeiros guias visando a encorajar o sentido de justiça e decência do profissional, seja emrelação aos seus colegas de classe como perante os seus clientes ou usuários de serviços.
No âmbito da sociedade, a maior preocupação do profissional moderno é demonstrar não só a qualidade técnica do seu trabalho como, principalmente, sua conduta profissional.







2- O CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO CONTABILISTA

Quando o Conselho Federal de Contabilidade aprovou inicialmente o Código de ÉticaProfissional do Contabilista (CEPC), através da Resolução n.° 290, de 04/09/1970, centrou suas normas no campo comportamental do profissional autônomo, como se as regras de conduta fossem ditadas unicamente para uma classe, cuja maioria fosse constituída de profissionais liberais e independentes. No começo, realmente, era assim mesmo. Muitos contabilistas, individualmente ou reunidos em sociedade,espalhavam-se no mercado para atender à demanda das casas comerciais. A partir da década de 1960/70, no entanto, não só a classe desses contabilistas, mas todo o universo das chamadas profissões liberais, começaram a encolher dando lugar à classe dos profissionais empregados, vinculados tanto à iniciativa privada como aos órgãos governamentais.
Tal fenômeno acordou a classe contábil que começou arever não só os seus princípios gerais e universalmente aceitos, bem como os conceitos de ética profissional aplicados não apenas aos profissionais liberais, mas também aos contadores empregados ou contratados que trabalhavam internamente nas grandes empresas de qualquer ramo da economia.
Inúmeros Conselhos Regionais da classe contábil começaram a reunir-se, através de congressos ou convenções...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho De Filosofia A Tica E Conduta Humana
  • TRABALHO DE E TICA EMPRESARIAL II
  • Trabalho Pol Tica Social II
  • Trabalho de Matem tica Financeira II
  • TRABALHO DE PR TICAS EM ADM II
  • Trabalho De Semi Tica E Semiologia II
  • Conduta Ética do Contador
  • conduta profissional Contador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!