Trabalho Concreto e Argamassa

Páginas: 9 (2171 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
UNIVERSIDADE POTIGUAR – UNP
CAMPUS MOSSORÓ
BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL



CARLOS TAFFAREL
CID ALEXANDRE
JEFFSON BARRETO
NETTO NOBRE
RODRIGO FERREIRA
THALISON FERNANDES






CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DOS MATÉRIAIS







MOSSORÓ/RN
2015.1
CARLOS TAFFAREL
CID ALEXANDRE
JEFFSON BARRETO
NETTO NOBRE
RODRIGO FERREIRA
THALISON FERNANDES





CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DOS MATÉRIAIS






Trabalhorelativo à disciplina Ciências e Tecnologia dos Materiais como requisito para obtenção de nota da 2ª Unidade em Engenharia Civil Bacharelado UNP.

Professor (a): Prof. Francisco Silva





MOSSORÓ/RN
2015.1

1 CONCRETO E ARGAMASSA
1.1 CONCRETO
O QUE É CONCRETO
O concreto é um material heterogêneo resultante da mistura de cimento, areia, brita e água.
O aglomerante usualmente empregado é o cimentoPortland, embora possam ser usados outros tipos de cimento.
CLASSIFICAÇÃO DOS CONCRETOS
Conforme o modo de fabricação:
Fabricação no local;
Pré-misturado
Campo de aplicação:
Concreto massa – utilizado em barragens.
Concreto estrutural – utilizado em edifícios e pontes.
TIPOS DE CONCRETO
Concreto simples ou hidráulico: preparado com cimento, agregado graúdo, agregado miúdo e água. Tem granderesistência aos esforços de compressão, mas pequena resistência aos esforços de tração.
Concreto Armado: possui elevada resistência, tanto aos esforços de tração como os de compressão. Além do cimento, agregado (graúdo e miúdo) e água, utiliza-se armadura ou ferragem (barras de aço).
Concreto Ciclópico: o concreto ciclópico ou fundo de pedra argamassada, como é conhecido em algumas aplicações, nada mais éa incorporação de pedras denominadas “pedras de mão” ou “matacão” ao concreto pronto.
Concreto Bombeável: os concretos bombeáveis, são elaborados com certas características de fluidez, necessárias para serem bombeados através de uma tubulação que varia de 3 a 5½ polegadas de diâmetro.
Concreto de alto desempenho (CAD): o CAD tem suas resistências superiores a 40 Mpa, o que é de extremaimportância para estruturas que necessitem ser compostas por peças com dimensões menores.
Concreto Rolado: é utilizado em pavimentações urbanas, como sub-base de pavimentos e barragens de grande porte. O seu pouco consumo de cimento e a baixa trabalhabilidade, permitem a compactação através de rolos compressores.
Concreto para Pavimento Rígido: além de crescente aplicação nas estradas, sua utilização éfundamental na reforma ou construção de pistas e aeroportos, nos corredores de ônibus e em grandes avenidas das cidades.
Concreto Projetado: concreto que é lançado por equipamentos especiais e em alta velocidade sobre uma superfície, proporcionando a compactação e a aderência do mesmo a esta superfície.
Concreto Pré-Moldado: uma estrutura feita em concreto pré-moldado é aquela que os elementosestruturais, como pilares, vigas, lajes e outros são moldados e adquirem certo grau de resistência, antes do seu posicionamento definitivo na estrutura. Por esse motivo, este conjunto de peças é também conhecido pelo nome de estrutura pré-fabricada.
Concreto Protendido: a protensão do concreto pode ser definida como o artificio de introduzir na estrutura um estado prévio de tensões através de umacompressão prévia na peça concretada. Ela é feita com cabos de aço de alta resistência, que são tracionados e fixados no próprio concreto. Os cabos de protesão têm resistência quatro vezes maior do que os aços utilizados no concreto armado.
Concreto Resfriado: é aquele que tem a temperatura de lançamento reduzida, através da adição de gelo á mistura, substituindo total ou uma parte da água do traço.Concreto Colorido: a obtenção do concreto colorido se dá através da adição de pigmentos a mistura, que é acrescentado diretamente no caminhão betoneira, logo após a dosagem dos outros materiais.
Concreto Leve: o concreto leve é conhecido pelo seu reduzido peso especifico e a grande capacidade de isolamento térmico e aústico.
Concreto Celular: o concreto celular está inserido no grupo dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Concreto e argamassa
  • Argamassa e concreto
  • Concreto e argamassa
  • concreto e argamassa
  • Concreto e Argamassa
  • Argamassa e Concreto
  • concreto e argamassa
  • concretos e argamassas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!