Trabalho comunicação de dados

Páginas: 18 (4447 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
|[pic] |Faculdade Estácio do Recife |
| |Bacharelado em Sistemas de Informação |












JOÃO HENRIQUE LINS ANDRADE LIMA











COMUNICAÇÃO DE DADOS: SEGUNDA AVALIAÇÃORECIFE

2011

JOÃO HENRIQUE LINS ANDRADE LIMA















COMUNICAÇÃO DE DADOS: SEGUNDA AVALIAÇÃO



























RECIFE

2011

Sumário




Conteúdo

Título ...................................................................................................................................... NIntrodução

Este trabalho consiste na segunda avaliação (AV2) da disciplina Comunicação de Dados, ministrada pelo professor Márcio Nogueira, do curso Sistemas de Informação da Faculdade Estácio do Recife.

Neste trabalho serão demonstradas visões gerais de temas acerca da Comunicação de dados como, Cabeamento estruturado, padrão EIA/TIA, e rede Wi-Fi.


1 Cabeamento EstruturadoCabeamento estruturado é a disciplina que estuda a disposição organizada e padronizada de conectores e meios de transmissão para redes de informática e telefonia, de modo a tornar a infra-estrutura de cabos independente do tipo de aplicação e do layout. Esta organização permite a ligação a uma rede de servidores, estações, impressoras, telefones, switches, hubs e roteadores. O SCS (StructureCabling System) utiliza o conector RJ-45 e o cabo UTP como mídias padrão para transmissão de dados.

1.1 Histórico e evolução

O cabeamento estruturado remonta as tecnologias de redes dos anos ‘80, quando empresas de telecomunicações e computação criavam seus próprios sistemas de cabeamento proprietários. Nesta época, os sistemas Mainframe dominavam o mercado. Devido à falta de normas paraa implementação de redes locais, os fabricantes criaram sistemas proprietário para atender à demanda. Em 1988, surgem os primeiros sistemas de cabeamento, integrando voz, vídeo e dados. Nos anos ‘90, com a introdução de padrões internacionais, os sistemas de cabeamento passaram a ser produzidos sob normas definidas internacionalmente. Assim, a criação de normas como EIA, TIA, ANSI, IEEE, ISSO,IEC e BSI, ajudaram na padronização de cabos, conectores e procedimentos. O cabeamento estruturado também teve um grande progresso com a introdução do cabo par trançado. No Brasil, as normas mais utilizadas são: ANSI/EIA/TIA-568, que define o padrão de cabeamento para edifícios comerciais; NBR14565, que define os procedimentos para cabeamento em redes de telecomunicações; BICSI, que é uma associaçãodos profissionais da área de telecomunicações; AURESIDE, que é uma associação de automação residencial.

Nos dias de hoje as empresas estão levando em conta a utilização deste tipo de sistema pelas vantagens que o mesmo apresenta em relação aos cabeamentos tradicionais, onde as aplicações são atendidas por cabeamentos dedicados, principalmente se as vantagens forem levadas em conta com opassar do tempo. O sistema de cabeamento estruturado organiza e unifica as instalações de novas redes e novos sistemas de cabeamento em edificações comerciais e residenciais, tornando-se assim um sistema padrão para servir como referência no desenvolvimento de novos produtos e soluções para segmento de redes.


2 Norma EIA/TIA

2.1 Histórico e evolução

No início de 1985, ascompanhias representantes das indústrias de telecomunicações e informática estavam preocupadas com a falta de uma norma para os sistemas de fiação de telecomunicações em edifícios. A Computer Communications Industry Association-CCIA solicitou à Electric Industries Association-EIA o desenvolvimento deste padrão. Em julho de 1991 a primeira versão da norma foi publicada como ANSI/EIA/TIA-568. Em agosto de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho sobre redes de comunicação de dados
  • Comunicação de dados
  • Comunicação de dados
  • Comunicação de Dados
  • Comunicação de Dados
  • comunicação de dados
  • Comunicação de dados
  • Comunicação de dados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!