TRABALHO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

2316 palavras 10 páginas
Resumo:
Este artigo contextualiza diferentes visões sobre o tema que é um dos mais abordados na atualidade. Visto que a liderança é considerada como uma importante aliada das organizações modernas, dinâmicas e flexíveis. Atualmente a intensidade e a rapidez com que ocorrem as transformações, o surgimento de novas empresas e novas tecnologias, a concorrência cada vez maior, faz com que as organizações tenham pessoas com capacidade de conduzir as empresas no rumo certo destas mudanças. O texto traz uma série de informações sobre o assunto, apresentando as teorias, a contextualização da liderança na atualidade e os atributos essenciais de um líder.

LIDERANÇA

Liderança, por conceito pode ser definida como o ato de: guiar, conduzir, dirigir, preceder. A arte de liderar é uma capacidade um pouco rara nas pessoas, falando de um modo geral esta habilidade pode existir em todos os seres humanos, algumas pessoas á desenvolvem de melhor maneira, outras, porém, preferem ou não tem a oportunidade de colocar em prática esta arte. O mais comum e deixar-se conduzir, é mais cômodo deixar que outros tomem determinadas decisões por você, conduzir pessoas, instituições, grupos, empresas, sua própria vida, requer muitos esforços, e poucos são os que têm coragem de tomar decisões que podem afetar a vida pessoal ou de um grupo.
Na administração não é muito diferente, raros são os administradores que detém a capacidade de liderar um grupo, seja ele, grande, médio ou de pequeno porte, para Koontz & O´Doonel (1989, p.432) “entre as qualidades raras dos administradores, a capacidade de liderar e tida na mais alta conta”.
Os estudos sobre liderança possuem fundamentos epistemológicos controversos e diferenciados (Hunt et al., 1988). Estas diferenças influenciaram diretamente na apreciação do papel que o líder exerce sobre seus liderados, ressaltando qualidades pessoais e situações específicas dos líderes na resolução dos problemas.
a. “Liderança é o processo

Relacionados

  • Como a xerox uyilizou o benchmarking
    5089 palavras | 21 páginas