TRABALHO ComoDominarOSistemadeGestao

669 palavras 3 páginas
FTEC FACULDADE DE TECNOLOGIA

MÁRCIO DA SILVA LEÃO

COMO DOMINAR O SISTEMA DE GESTÃO

PORTO ALEGRE
2015
MÁRCIO DA SILVA LEÃO

COMO DOMINAR O SISTEMA DE GESTÃO

Trabalho solicitado pela disciplina
Estratégias Empresariais, sob orientação do prof. Jorge Vieira da Silva

PORTO ALEGRE
2015

RESUMO
O artigo conta a situação que a maioria das empresas acaba se deparando durante sua existência, a ausência ou má aplicação da estratégia. Muitas vezes, em reuniões da gerência o foco é sobre problemas operacionais ao invés de tratar uma boa prática da estratégia e se satisfazem em apenas atingir metas trimestrais, porém nunca analisando como mudar a estratégia para abrir novas oportunidades. Nas empresas o que acontece é que os problemas acabam excluindo a estratégia das reuniões de cúpula.
Para uma boa aplicação da estratégia o melhor a se praticar é adotar um sistema de gestão de ciclo fechado (closed-loop), que guiará o gestor para o sucesso, onde se une a estratégia com operações em 5 etapas que são:

Desenvolvimento da estratégia: nesse primeiro estágio é onde se define o propósito da empresa, a missão, aquilo que a empresa almeja para o seu futuro, a visão, e os atos que irão guiar a empresa e seus colaboradores, são os valores. É feita também uma análise SWOT para identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que fazem parte do ambiente empresarial, e por fim é nesse estágio que é formulada uma estratégia, usando como base o que foi avaliado e sugerir pelos princípios da empresa.
Traduzir a estratégia: ao elaborar estratégias é importante transformá-las em metas e objetivos reais, para que todos os colaboradores e divisões da empresa possam ser informados com clareza. A utilização de mapas de estratégias e balanced scorecards também são parte desse estágio, e para tornar ainda mais claro o entendimento é possível dividir esse mapa em 3 a 5 temas estratégicos, permitindo ao gerente adaptar-se a cada tema ao seu local e ambiente

Relacionados