trabalho como tortura

Páginas: 2 (312 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
R: Confirmando esse sentido negativo, a própria palavra trabalhar deriva do latim tripaliare, que nomeava o tripálio, um instrumento formadopor três paus, próprios para ataros condenados ou para manter presos os animais difíceis de ferrar. A origem comum identifica o trabalho à tortura. Se a vida humana depende do trabalho, e este causa tanto desprazer,só podemos concluir que o seu humano está condenado à infelicidade. Para reverter esse quadro pessimista, vejamos osaspectos positivos do trabalho.

2- Distinga a concepção detrabalho na Antiguidade e na Idade Moderna.

R: Podemos dizer que o ser humano se faz pelo trabalho, porque ao mesmo tempo em que produz coisas, torna-se humano, constrói a própriasubjetividade. Desenvolve a imaginação, aprende a se relacionar com os demais, a enfrentarconflitos, a exigir de si mesmo a superação de dificuldades. Enfim, com o trabalho ninguémpermanece o mesmo, porque ele modifica e enriquece a percepção do mundo e de si próprio. Como condição de humanização, o trabalho liberta, ao viabilizar projetos e concretizar sonhos.Se em um primeiro momento a natureza apresenta-se comodestino, o trabalho será a possibilidade da superação dos determinismos. Nesse sentido, a liberdade humana não é dada, masresulta da ação humana transformadora.

3- Explique o que Marx entende por fetichismo da mercadoria e reificação do trabalhador.

R: O fetichismo é o processo pelo qual amercadoria, um ser inanimado, adquire“vida” porque os valores de troca tornam-se superiores aos valores de uso e passam a determinar as relações humanas, ao contrário do que deveriaacontecer. Desse modo, a relação entre produtores não se faz entre eles próprios, mas entre os produtos do seu trabalho. Por exemplo, não são relações entre alfaiate e carpinteiro, [continua
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho como tortura
  • N O Fa A Do Seu Trabalho Uma Tortura
  • Trabalho sobre Tortura
  • TRABALHO, ALIENAÇÃO E CONSUMO TRABALHO COMO TORTURA HUMANIZAÇÃO PELO TRABALHO
  • Trabalho Direitos Humanos, Convenção contra a tortura
  • Tortura
  • tortura
  • Tortura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!