Trabalho Colema ASP(TSE2)

1191 palavras 5 páginas
ENGENHARIA ELÉTRICA
TÓPICOS EM SISTEMAS DE ENEGIA 2
Ano Letivo 2014 / 1º Semestre
Acadêmico: Lucas Rocha Bariani – 108000

Análise Propagação de Ondas.
Resumo – Em Linhas de Transmissão (L.T.) há o efeito de propagação de ondas. São ondas eletromagnéticas que percorrem a L.T. com uma determinada velocidade, sendo essas ondas analisadas como ondas de tensão, v(t), e corrente, i(t). Tal fenômeno apresenta situações críticas, quando as ondas viajantes na L.T. se originam de cenários de sobretensões, ocasionadas, por exemplo, por descargas atmosféricas. O presente trabalho, então, consiste em avaliar uma situação proposta que envolve essa situação.

I. INTRODUÇÃO
As ondas eletromagnéticas se propagam sem quaisquer perdas na L.T., desde que o efeito resistivo e o efeito corona sejam desprezados. Dessa forma, as ondas somente se alteram ao encontrar obstáculos de qualquer tipo, por exemplo, uma ramificação, fim de linha, um resistor ôhmico, etc.
Nesse contexto, suponhamos o sistema de potência retratado pelo diagrama unifilar da imagem abaixo.

Figura 1: Diagrama Unifilar.

Suponha-se a ocorrência de uma descarga atmosférica que gera uma onda de sobretensão do tipo rampa, por exemplo, espera-se que isso afete o sistema negativamente. Em primeira análise, tem-se que essa sobretensão pode ultrapassar o nível de isolamento do sistema, o que prejudicaria desde às estruturas físicas, ao sistema como um todo. Abaixo temos um gráfico da onda v(t) tipo rampa de uma sobretensão típica. Figura 2: Onde de tensão, v(t), tipo rampa.

II. OBJETIVO O objetivo deste trabalho é avaliar como o sistema reage à onda de sobretensão v(t) tipo rampa, e o que mudaria se uma resistência variável, R, fosse conectada na barra 2 para o Terra, como retratado na figura 3. O estudo de caso será realizado com a ajuda do programa em Java WanderWellen, o qual fornecerá a curva de onda das tensões das barras 1, 2 e 3. A análise, então, fundamentará na verificação das tensões

Relacionados