TRABALHO CLEBER

Páginas: 20 (4954 palavras) Publicado: 24 de maio de 2015
INTRODUÇÃO
Armazenagem, controle e manuseio de mercadorias são componentes essenciais da logística. Seus custos são elevados. A seleção dos locais onde esse processo será feito está intimamente associada aos custos desse processo.
É conveniente para as organizações alocarem grandes espaços físicos para armazenagem e estocagem? Sabemos que é muito difícil especificar a demanda com precisão, porisso, em muitos casos são necessários à utilização de grande espaço físico. Podemos minimizar esse espaço, fazendo com que nosso estoque seja o mínimo possível, reduzindo-se assim os custos totais em armazenagem.
Os estoques podem servir como redutor dos custos de transportes, pois permite o uso de quantidades econômicas de transportes, ou seja, utilizando-se o máximo que o responsável pelo freteconsegue lhe trazer você estaria economizando custos com esse serviço.
Muitas empresas, porém, nos dias atuais, estão evitando as necessidades de estoques, aplicando a filosofia JUST-IN-TIME. Entretanto é muito importante que a demanda por produtos acabados seja conhecida com alto grau de precisão e com fornecedores confiáveis a fim de obter um suprimento adequado à demanda, caso contrário talmétodo não funciona.
Caso exista a necessidade de armazenar matérias é muito importante e até preocupante controlar esses estoques. Os custos com armazenagem e manuseio de mercadorias podem absorver de 10 a 40% das despesas logísticas de uma firma.

ARMAZENAGEM
A armazenagem é constituída por um conjunto de funções de recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias-primas,produtos acabados ou semi-acabados. Uma vez que este processo envolve mercadorias, este apenas produz resultados quando é realizada uma operação, nas existências em trânsito, com o objectivo de lhes acrescentar valor. Pode-se definir a missão da armazenagem como o compromisso entre os custos e a melhor solução para as empresas. Na prática isto só é possível se tiver em conta todos os factores queinfluenciam os custos de armazenagem, bem como a importância relativa dos mesmos.

MANUSEIO DE MATERIAIS
O manuseio torna-se importante uma vez que sua gestão eficiente poderá ser o diferencial para a redução do custo total da movimentação e estocagem da mercadoria. Isso ocorre porque todo manuseio implica, além de tempo, aumento do risco ao dano e perda do produto. Devemos ter consciência do papeldesempenhado por cada fator, para que o processo seja bem-sucedido. Uma venda bem realizada perde parte de seu valor se o produto não chegar ao consumidor no prazo, volume e embalagem desejados. O manuseio ou movimentação interna é o transporte de pequenas quantidades de bens, em curtas distâncias, “em depósitos, fábricas, lojas e no transbordo entre modais de transporte”. O foco dessa operação é obaixo custo e a rapidez. Deve-se ter a consciência de que pequenas ineficiências repetidas representarão grandes prejuízos, quando multiplicadas ao volume de produtos movimentados pelo período de tempo. Mais do que em qualquer outra atividade logística, métodos e equipamentos de
movimentação interna apresentaram grande progresso.


MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS

A movimentação de material é o processo doqual apresenta a mudança local de um determinado item, dentro de uma determinada circunstância. O principio do processo deve ser analisado, para que não haja perda de tempo e de valor, onde o valor está também interligado ao processo. O princípio de que todos os processos necessitam de insumos, para se bastecerem previamente de forma a alcançarem seu resultado final, o produto acabado, vem aacarretar a demanda significativa na movimentação de materiais, que se agrupam em um vasto universos do menor item a volumes relevantes, que levarão a estudos minuciosos referentes a sua movimentação. Com isso, além de analisarmos a logística dos transportes, devemos estar atentos aos detalhes das inúmeras formas que se apresentam os materiais a serem movimentados.
Podemos considerar as premissas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Cleber
  • Cleber
  • PMA CLEBER
  • CLEBER AIPAM117
  • AVA CLEBER
  • APS CLEBER Conteudo 4
  • Princi Pios Cleber Masson
  • A DESCOBERTA DA RADIOATIVIDADE CLEBER

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!