Trabalho CIS222

826 palavras 4 páginas
1-Sobre o pensamento de Platão:
1.A) Explique a sua teoria da hierarquia social (classes e funções).

Em sua obra filosófica, "A República", Platão demonstra sua concepção de sociedade ideal, em que haveriam grupos responsáveis pela produção material da cidade, aqueles que a defenderiam e os que administram.
A classe produtora seria composta por artesãos, comerciantes e agricultores, em que caberia a este grupo a tarefa de conservar economicamente o estado e as outras classes, pois os guerreiros e administradores deveriam possuir nenhum bem próprio. Os guardiões seriam educados a viver em comunidade recebendo o seu sustento das classes produtoras, e se dedicariam em guardar a cidade contra qualquer tipo de inimigo. A sua formação é de natureza militar , em que seriam trabalhados exercícios para o corpo e também para a sua formação moral, através da poesia e da musica sobre verdadeiros feitos heroicos para despertar o espirito guerreiro e os ajudar a desenvolver virtudes.
Entre os guardiões seriam escolhidos aqueles que tivessem as melhores condições físicas, morais e carga intelectual para serem os dirigentes da cidade. Assim os filósofos tomariam a posição de governantes, sendo aqueles que podem conduzir a sociedade a realidades verdadeiras, que conhecem a ordem ideal, a noção de justiça, e que são capazes de orientar racionalmente o homem e a sociedade para o bem e não satisfazer suas próprias ambições com aquilo que é publico. As atividades políticas seriam um dever do filósofo, não o fim supremo, pois este fim é a busca da verdade.
1.B) O Ideal de Governo da Sabedoria de Platão (Sofocracia):

Para o filósofo Platão, uma sociedade deveria ser dirigida por líderes sábios, com grande conhecimento filosófico, versados na "arte de pensar". Sua capacidade de argumentação e discurso - a retórica - deveria ser excelente. Para que se alcançasse esse estado de superioridade os jovens deveriam ser educados de uma maneira específica: A educação deveria ser geral e sem

Relacionados