Trabalho Categorias de Aristóteles.docx

1313 palavras 6 páginas
RESUMO CATEGORIAS DE ARISTÓTELES

O estudo das categorias citadas por Aristóteles possui uma fundamental influência na elaboração do conhecimento científico. As categorias são gêneros que classificam todas as coisas e as diferenciam umas das outras, com base no estudo das definições de gênero, espécie, diferença, próprio e acidente.
Pode se conceituar as categorias como gêneros supremos ou supremas figuras do ser, diferentes uns dos outros, que classificam todas as coisas de tal modo, cada uma coisa que existe deve pertencer a cada um desses gêneros. Aristóteles determinou dez gêneros que constituem as Categorias, que são elas: substância, quantidade, qualidade, relação, lugar, tempo, posição, posse, ação e paixão. Sua aplicação permite a identificação do objeto a ser estudado, alcançando a precisão necessária à caracterização da ciência.
Nas Categorias de Aristóteles existem três definições:
Homônimas: são coisas que têm o mesmo nome em comum, mas cuja definição do ser é diferente;
Sinônimas: são as coisas que têm o mesmo nome em comum e cuja definição do ser é a mesma;
Parônimas: são as coisas que recebem o mesmo nome de alguma outra coisa, com uma diferença de terminação.
Há quatro definições referentes às coisas que existem:
As que são ditas de algum sujeito, mas não existem em nenhum sujeito (ex. homem): as substâncias segundas;
As que existem em um sujeito, mas não são ditas de nenhum sujeito, no sentido de que existe em algo, e não é sua parte, que não pode existir separadamente daquilo em que existe (ex. um certo conhecimento gramatical, que existe na alma e um certo branco, que existe em um corpo): as qualia;
As que são ditas de um sujeito e existem em um sujeito (ex. o conhecimento, que existe na alma e é dito da gramática): os universais;
Não existem em um sujeito, nem são ditas de um sujeito (ex. um certo homem, um certo cavalo): substâncias primeiras, as coisas do mundo sensível.
Segundo Aristóteles, algumas expressões que dizemos

Relacionados

  • A Política de Aristóteles
    11561 palavras | 47 páginas