Trabalho Capacita O Cultura Um Conceito Reacion Rio

Páginas: 3 (614 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUDO DE CULTURA E ARTECURSO DE FILOSOFIA CAPACITAÇÃO PARA O ENSINO DE FILOSOFIA I PROFESSORA: ADA KRÖEFALUNA: REJANE DE SOUSA OLIVEIRAFichamento:
Cultura: Um conceito reacionário?






09 de junho de 2013
Cultura: Um conceito reacionário?
O conceito de cultura é reacionário, pois, desvincula as atividadesde seu contexto social, compartimentando-as (encaixotando, padronizando) conforme os objetivos do segmento dominante.
“A cultura enquanto esfera autônoma só existe a nível dos mercados de poder, dosmercados econômicos, e não a nível da produção, da criação e do consumo real.”
Desse modo o conceito de cultura funciona juntamente com o capital, dominando e submetendo a nível de subjetividade ,assim como o capital sujeita a nível econômico .
Cultura de massa e singularidade
A cultura de massa produz a subjetividade, incutindo valores e sistemas hierárquicos (esses menos explícitos do que osrígidos sistemas modernos), produzindo até mesmo a subjetividade inconsciente, e essa produção é totalmente direcionada conforme os fins capitalísticos.
Guattarri a partir disso propõe um modo de se opora subjetivação capitalística, que seja capaz de instituir outro tipo de subjetividade condizente com os nossos desejos, e novos valores, rejeitando esses impostos com o objetivo de manipular. Dessemodo a cultura é por ele apontada como um conceito que entrava nossa capacidade de pensar o novo, fora dos moldes vigentes, bem como pensar sobre o funcionamento real dos processos.
Guattarri expõe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO CAPACITA O
  • Trabalho 1 Hist rio e Conceitos do 3 Setor
  • conceito de cultura
  • conceito de cultura
  • Conceitos de Cultura
  • Conceito de cultura
  • conceitos de cultura
  • Conceito cultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!