Trabalho calculo - matemática e a música

Páginas: 9 (2240 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA - UNIMEP












Faculdade de Engenharia e Arquitetura- FEAU - S.B.O









Matemática e a Música













Raphael Torres – RA:112737-2
Guilherme Zenite – RA:
Jacson Gomes – RA:
Tiago Milanez – RA:
Sergio Mendes – RA:
Guilherme – RA:
















PROF: Valéria PERÍODO: NoturnoSumário




1- Introdução
Pág. 03


2- Desenvolvimento


2.1. - O inicio – Origem Musica e Matemática
Pág. 04
2.1.1. - A Matemática
Pág. 04
2.1.2. - A Música
Pág. 04
2.2 – Origem das notas musicais
Pág. 05
2.3 – Pitágoras
Pág. 06
2.4 – Evolução Musical
Pág. 07
2.5 – O temperamento
Pág. 083 - Conclusão
Pág. 09

4 - Bibliografia
Pág. 10





















1 - Introdução

Este trabalho tem por objetivo, abordar o surgimento das notas musicais bem como sua relação com musica e as series harmônicas. A descoberta de Pitágoras e seus seguidores, a evolução com o surgimento do renascimento e com ela o despertar de novas idéias que abriucaminhos para o enriquecimento da arte musical, notando-se as propriedades em comum a essas duas ciências: cada uma precisando se apropriar de símbolos de modo que possam ser expressas como se fosse uma “língua” própria: a matemática, com seus símbolos e números, que traduzem as idéias pensadas, em qualquer que seja o idioma; da mesma maneira, a música, com suas figuras e notações, unindo estasduas importantes ciências e percebendo através dos fatos que a música é pura matemática.














































2 – Desenvolvimento


2.1 - O Inicio – Origem Música e Matemática


2.1.1 - A Matemática



As origens da Matemática perdem-se no tempo. Os registros matemáticos mais antigos de que se tem conhecimentodatam o ano 2400 a.C. Progressivamente, o homem foi refletindo acerca do que já sabia e do que ainda estava para descobrir. Algumas civilizações apenas conheciam o “1”, o “2” e “muitos”, não sabiam mais nada a não ser estes dois números e esta palavra quantitativa. Os seus problemas do quotidiano, como a contagem e a medida de comprimentos e de áreas, sugeriram a invenção de conceitos mais avançados.A matemática começou por ser “a ciência que tem como objetivo a medida e as propriedades das grandezas”. Ao contrário do que muitos pensam, a matemática não consiste apenas em demonstrar teoremas ou em fazer contas, ela um autêntico tesouro para a civilização devido aos diversos conhecimentos envolvidos. E sabendo isso, atualmente poucos são os países em que não se cria matemática nova,publicando-se assim em todo o mundo alguns milhares de revistas exclusivamente de matemática. Podemos encontrar a Matemática um pouco por toda a natureza. Poderemos ver um "segmento de reta" na aresta de um edifício, uma circunferência na ondulação da superfície da água, as sombras dos objetos representam figuras geométricas, na disposição das pétalas de uma flor podem encontrar-se simetrias, etc. Diz-seque o estudo aprofundado da natureza é a fonte mais rica das descobertas matemáticas.



2.1.2 - A Música



A Música constitui-se basicamente por uma sucessão de sons e silêncio organizada ao longo do tempo. Atualmente não se conhece nenhuma civilização que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada comouma forma de arte, encarada por muitos como sua principal função. Também pode ter diversas utilidades, tais como a militar, educacional ou terapêutica. Além disso, tem presença central em diversas atividades coletivas, como os rituais religiosos, festas e funerais. Há evidências de que a música é conhecida e praticada desde a pré-história. Provavelmente a observação dos sons da natureza tenha...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Matematica
  • Musica e matematica
  • matematica e musica
  • matemática e música
  • Matematica e música...
  • Matemática e a música
  • Matemática na Musica
  • Musica e matemática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!