Trabalho Calcario

Páginas: 5 (1109 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015
Fontes:

Site do Ministério de Minas e Energia – www.mme.gov.br
Site da Empresa Lhoist – www.lhoist.com
ABRACAL, CETEM, DNPM

Qual a sua origem (classificação na natureza).

O principal constituinte mineralógico do calcário é a calcita (carbonato de cálcio – CaCO3), podendo conter menores quantidades de carbonato de magnésio, sílica, argila e outros minerais. O calcário é encontradoextensivamente em todos os continentes, e é extraído de pedreiras, de depósitos que variam em idade, desde o Pré-Cambriano até o Holoceno (Sampaio e Almeida, 2009). Esses depósitos são geralmente formados pelas conchas e pelos esqueletos de microrganismos aquáticos, comprimidos sob pressão para formar as rochas sedimentares que chamamos calcário. O calcário representa aproximadamente 15% de todas as rochassedimentares. Há também os depósitos de calcário precipitado diretamente de águas com elevados teores de sais minerais. As reservas de calcário, ou rochas carbonatadas, são praticamente intermináveis, porém a sua ocorrência com elevada pureza corresponde a menos de 10% das reservas de carbonatos lavradas em todo mundo (Freas, Hayden e Pyor, 2006).


Os calcários são rochas sedimentares que contêmminerais com quantidades acima de 30% de carbonato de cálcio (aragonita ou calcita).

Os calcários, na maioria das vezes, são formados pelo acúmulo de organismos inferiores (por exemplo, cianobactérias) ou precipitação de carbonato de cálcio na forma de bicarbonatos, principalmente em meio marinho. Também podem ser encontrados em rios, lagos e no subsolo (cavernas).

A bio-acumulação decarbonato de cálcio ocorre em águas (de preferência, mares) com 25ºC a 30ºC de temperatura, que contêm corais, algas e conchas. As águas não podem ser muitoº profundas, caso contrário os organismos não podem beneficiar-se da luz solar. O ecossistema ideal são os mares tropicais rasos.
Como consequência da deriva continental, os depósitos de carbonato de diferentes eras são agora encontrados em todas aspartes do planeta.

Os furacões, correntes fortes e ondas destroem os corais, algas e conchas, num processo de moagem natural. A areia e os sedimentos de carbonatos resultantes depositam-se no leito oceânico e são progressivamente enterrados por novos sedimentos que se sobrepõem. Em termos geológicos, as rochas de calcário formam-se a partir de areia e lama através de processos que demoram demilhares a milhões de anos.

O processo de criação de calcário a partir destes depósitos demora de milhares a milhões de anos, pois o calcário tem de ser compactado e ainda mais cimentado através da pressão exercida pelos depósitos que existem acima.

Depois da sedimentação inicial, os sedimentos de carbonatos são progressivamente enterrados por novos sedimentos que se sobrepõem. Em termos geológicos,as rochas de calcário e dolomita formam-se a partir de areia e lama através de processos que demoram milhares a milhões de anos para completar.






Qual o seu mercado e onde é aplicado.

O calcário é a mais útil e versátil de todas as rochas e minerais industriais, possuindo uma expressiva disponibilidade relativamente a um baixo custo.

O calcário apresenta uma grande variedade de usos, desdematéria prima para a construção civil, matéria prima para a fabricação de cal e cimento, corretivos de solos ácidos, ingredientes na indústria de papel, plásticos, química, siderúrgica, de vidro; refratários e outras. Ainda assim, o calcário representa um produto relativamente barato, exceto em suas formas beneficiadas mais sofisticadas, de valor agregado elevado.

Os principais produtos docalcário, com maior valor agregado, têm sido o GCC (ground calcium carbonate) e o PCC (precipitated calcium carbonate), utilizados amplamente na indústria de papel, tintas, química, e outras, cada vez com exigência de produtos mais finos e de maior qualidade. Apesar de que o parque produtivo tem investido relativamente pouco em inovações tecnológicas, os fornecedores têm conseguido atender à demanda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • calcário
  • Calcario
  • Calcário
  • Calcário
  • CALCARIO
  • calcario
  • calcario
  • O calcário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!