trabalho bom

Páginas: 5 (1208 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2014
NUTRIÇÃO RELACIONADA A ENFERMAGEM
Os profissionais de enfermagem devem também prestar assistência ao paciente sabendo qual a importância da nutrição em sua rotina. É essencial o aprimoramento nessa área, pois assim, pode-se constituir uma assistência ao paciente, baseado no processo saúde/doença e em boas práticas de dietas, que, dessa maneira, poderão proporcionar uma recuperação mais saudávelao nosso cliente. 
Uma vez que o profissional de enfermagem retém conhecimentos sobre nutrição, ele poderá utilizá-los em várias vertentes em sua prática diária, seja ela de modo a promover a saúde ou de forma curativa. O profissional de enfermagem que entende essa relação entre os dois aspectos, consegue aplicar as atribuições frente ao cuidado geral do paciente.  
O profissional deenfermagem utilizasse dos aspectos nutricionais tanto para saber quais as características da alimentação na prática da manutenção da vida, quanto qual a melhor forma de inserir esses conhecimentos para auxiliar no restabelecimento da saúde do paciente, mesmo assim, dos quase 110 mil enfermeiros registrados no COFEN, apenas 0,04% são especialistas em Terapia Nutricional.
É importante que a equipe deenfermagem também tenha consciência de que, primeiramente, deve utilizar a nutrição no aspecto da prevenção de doenças, infecções ou males que possam acometer o paciente, afinal, algumas doenças estão intrinsecamente relacionadas com a nutrição.

NUTRIÇÃO RELACIONADA A CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS
A cicatrização nada mais é que a formação de uma nova pele que ocorre através de um processo denominadodiferenciação celular. As células que se encontram no fundo do machucado tendem a se deslocar para a superfície com o objetivo de fechar a ruptura dos tecidos. Para subirem, as células vão se diferenciando, assumindo novas características na tentativa de se igualarem às demais. A alimentação é muito importante para que este processo ocorra de forma satisfatória.
A desnutrição pela falta de proteínas ede energia, bem como a deficiência de vitaminas (especialmente A, C e K) e minerais como o zinco dificultam o processo de cicatrização. Existem três fases no processo de cicatrização que exigem nutrientes específicos e um bom estado nutricional.
Para tratar adequadamente as feridas é preciso, antes de mais nada, compreender a função da pele. Este tecido serve para impedir a perda de líqüidospelo organismo e como instrumento de sensibilidade à dor, cuja função é informar o cérebro das agressões externas. A cicatrização é dividida em três fases:
1ª fase: chamada de fase inflamatória, caracteriza-se pela homeostase, coagulação, ativação da resposta imunológica local, com atração de células que têm o papel de fagocitar, ou seja, "limpar" a área lesionada. A vitamina K e as proteínas sãofundamentais neste momento.
2ª fase: nesta fase inicia-se a recomposição do tecido que foi ferido. Também denominada fase de proliferação, é marcada pelo intenso desenvolvimento de células epiteliais e fibroblastos, responsáveis pela produção do colágeno. Esta fase requer aminoácidos, vitamina C, ferro, zinco e oxigênio.
3ª fase: esta fase é de remodelação. Neste momento ocorre o processo dematuração e estabilização da síntese e degradação do colágeno, conferindo força tênsil à cicatrização.
As proteínas participam do processo de cicatrização desempenhando funções como a constituição do colágeno, remodelagem da ferida e resposta imunológica; já os carboidratos fornecem energia para as atividades de células que participam da defesa no nosso organismo e fechamento da ferida. Oslipídios (gorduras) também contribuem para a cicatrização. Eles fornecem energia, originam substâncias pró e anti-inflamatórias e compõem as estruturas das celulas que fomarão a nova pele.
Quanto as vitaminas, a C contribui para a síntese do colágeno, função dos neutrófilos, migração dos macrófagos, síntese anticorpos, além de atuar como agente antioxidante prevenindo a ação de substâncias contra...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bom trabalho
  • TRABALHO BOM
  • trabalhos bom
  • muito bom esse trabalho
  • trabalho bom
  • trabalho muito bom
  • trabalho muito bom
  • Bom trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!