Trabalho bioquimica pratica1

1147 palavras 5 páginas
Centro Universitário Claretiano
Curso de Graduação em Educação Física

PROJETO DE PRÁTICA
Educação Física Bacharelado

Campinas
2015

DOPING GENÉTICO

Introdução
O doping genético é a alteração genética dos atletas para melhora do desempenho nas provas. O doping Comum é qualquer substância ou procedimento usado que influencie no desempenho, o individuo ingere sustâncias que lhe darão mais velocidade, mais resistência, ou seja, seus resultados serão melhores. No doping genético, o atleta utiliza métodos para alterar e transformar os genes responsáveis pelas habilidades requeridas no esporte com a intenção de melhorar o rendimento físico em competições.

Objetivo
O objetivo desse trabalho de pesquisa é entender e compreender o doping genético. Com isso como futuros educadores físicos vamos saber analisar, adequar e elaborar novas estratégias de trabalho, motivando-nos a trazer sempre os acontecimentos para nossa realidade sociocultural, fazendo com que busquemos novos conhecimentos que farão parte da nossa rotina.

Metodologia
O doping sempre foi um dos grandes tormentos do desporto. Não é de hoje que o homem utiliza substâncias para melhorar seus resultados nos esportes. Sabe-se que, nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, os atletas bebiam chás e comiam certos tipos de cogumelos para aumentar seu rendimento. Alguns milênios depois, empresas farmacêuticas de ponta desenvolveram medicamentos quase invisíveis aos exames antidopings e passaram a vender pacotes do tipo: “Torne-se campeão em cinco meses”. É antiético, provoca desigualdades entre os competidores e traz problemas de saúde. E parece sempre estar um passo à frente das entidades que o combatem. A nova grande preocupação para a Agência Mundial Antidoping (WADA) é o chamado doping genético. Desde 2003 considerado como prática condenada no desporto é virtualmente “indetectável” e recorre à manipulação genética. Trata-se do aumento da produção de hormonas através de alteração genética e

Relacionados