Trabalho Biogeografia de Ilhas

Páginas: 6 (1338 palavras) Publicado: 29 de agosto de 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE ECOLOGIA E RECURSOS MARINHOS

Curso de Biologia Licenciatura Noturno
Disciplina: Biogeografia
Professor: Rafael Fortes
Aluno: Ronaldo Calado do Nascimento – matrícula: 20121115013

Rio de Janeiro, 19 de março de 2015.
AVALIAÇÃO 1

Orientações Gerais:
- O trabalho deverá ser preferencialmente em um únicodocumento, que deverá ser formatado, obrigatoriamente, em Word (.doc)
- O trabalho só poderá ser entregue por email (rafaelfortes@hotmail.com) ou Facebook.
- Caso sejam necessários entregar arquivos adicionais, estes deverão estar reunidos em um arquivo zipado.
- Todos os arquivos deverão estar nomeados com o nome e sobrenome do aluno.

Formatação:
- Figuras, legendas e mapas deverão serapresentados com legendas e com chamadas no corpo do texto. Na ausência destas recomendações, estes dados não serão considerados na correção.

Questão 1: Sob a ótica da teoria da Biogeografia de Ilhas, com base nos dados levantados no OBIS, compare a biodiversidade de peixes pertencentes a três famílias (Pomacentridae, Gobiidae e Carangidae) em relação as três Ecorregiões Marinhas assinaladas no itemabaixo:

A. Clipperton, Easter Islands e Society Islands

RESPOSTA:

Para conseguirmos correlacionar as 3 famílias e as 3 Ecorregiões propostas, devemos primeiramente tomar como base alguns dados:

Pomacentridae – São peixes encontrados nos mares tropicais; podemos encontrar também algumas espécies em regiões temperadas. Muito poucas espécies vivem em água salobra ou doce. Ocorrem em águas costeiras, debaixa profundidade, relacionado às rochas ou formações coralinas. São geralmente muito coloridos. O grupo inclui cerca de 360 espécies, classificadas em 30 gêneros. O grupo surgiu no Eoceno.
Abaixo uma ilustração de uma espécie de Pomacentridae:










Fonte: www.marinelifephotography.com

Gobiidae – Ocorrem em ambientes marinhos, salobros e ocasionalmente em águas doces, habitando áreastropicais e subtropicais. Geralmente vivem associados às formações de coralinas e podem também estar em regiões costeiras, associados à baixa salinidade vivendo perto do fundo. Compreende 210 gêneros com mais de 1950 espécies. Esta família marinha é a que possui o maior número de espécies.
Abaixo uma ilustração de uma espécie de Gobiidae:











Fonte: www.acquariomarinho.com.br


Carangidae –Ocorrem no oceano Atlântico, Pacífico e Índico. Existem aproximadamente 32 gêneros e 140 espécies. As espécies podem ser pelágicas ou demersais e também são peixes costeiros.
Abaixo uma ilustração de uma espécie de Carangidae:











Fonte: www.discoverlife.org


Ilha de Clipperton – É uma ilha oceânica composta por um atol de coral desabitado ao norte do pacífico e a 1300km à sudoeste doMéxico. Apenas 115 espécies de peixes foram identificadas neste território. A ilha tem o formato de um anel e o seu interior é formado por uma lagoa de água acidificada no fundo e estagnada. Possui clima tropical com temperaturas variando de 20 – 32 graus. As correntes do oeste tornam quentes as águas oceânicas ao redor da ilha. Entre maio e outubro ocorrem tempestades tropicais.
De acordo com aclassificação de Ecorregião Marínea (MEOW), a Ilha de Clipperton está localizada no Reino Tropical do Pacífico Oriental - Província Tropical Leste do Pacífico - Ecorregião de Clipperton.
Abaixo um mapa mostrando a Ilha de Clipperton (sinalizada por um círculo amarelo):











Fonte: http://www.iobis.org/mapper/


Ilha de Páscoa – É uma ilha oceânica da Polinésia oriental ao sul do pacífico. Possui umadistância de 3700km da costa oeste do Chile. É uma ilha vulcânica, possui forma triangular e é a ilha mais isolada do mundo. Três erupções deram origem à ilha há cerca de 600 mil anos. O clima devido ao oceano ao redor é demasiadamente frio e ventoso, não permitindo a formação de recifes de coral. Isso dificulta os peixes associados aos atois de corais e peixes em geral habitarem essa região....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biogeografia de ilhas
  • Biogeografia de ilhas
  • BIOGEOGRAFIA DE ILHAS
  • Biogeografia de ilhas
  • Biogeografia de ilhas
  • biogeografia de ilhas
  • Biogeografia de ilhas
  • Especiação E Biogeografia De Ilhas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!