Trabalho BIOCEL

Páginas: 3 (647 palavras) Publicado: 28 de julho de 2015
As vesículas brotam da membrana de uma organela e se fundem com a membrana de outra ou com a membrana plasmática Para garantir que as moléculas sejam corretamente destinadas, é essencial que oprocesso de brotamento e fusão das vesículas seja perfeitamente regulado. Para assegurar que isso ocorra, a superfície citoplasmática da membrana das vesículas de transporte é recobertas por proteínas, e éessa proteína que causa a formação da membrana e dirige o brotamento da vesícula.
Três tipos diferentes de vesículas cobertas foram caracterizados, cada um deles atuando em uma via diferente detransporte. A primeira e mais bem caracterizada são as vesículas cobertas pela proteína CLATRINA, que participam do processo de internalização de macromoléculas do meio extracelular, por endocitose, dotransporte de enzimas lisossômicas da rede trans do Golgi para o endossomo. Sabe-se que nas células vegetais, as vesículas são cobertas por CLATRINA estão envolvidas no transporte de proteínas a seremestocadas nos vacúolos.
A proteína CLATRINA se organiza como uma rede que recobre externamente a membrana. Ela associa a membrana através de uma família de proteínas chamadas, no conjunto, de ADAPTINAS.As moléculas reconhecem e ligam-se a superfície citossolica dos receptores transmembranosos envolvidos no reconhecimento das moléculas que estão sendo captadas e empacotadas para o transporte.Existem quatro tipos de adaptinas já caracterizados, sendo que cada um reconhece e se liga especificamente a um dado receptor. Assim juntamente com os receptores, as adaptinas são responsáveis peloreconhecimento e pela seleção das moléculas que serão incorporadas em uma dada vesícula.
A adaptina responsável pelo brotamento de vesículas dessa região liga-se de um lado, a porção citossolica do MPR, e deoutro, à clatrina direcionando assim as proteínas destinadas e compor as vesículas lisossômicas, a interação dessas proteínas causam deformação e evaginação da membrana nesse local. A fissão da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biocel
  • biocel
  • Biocel
  • BioCel
  • Biocel
  • biocel
  • Biocel
  • Biocel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!