Trabalho Bio Lucelia2015

1132 palavras 5 páginas
Introdução O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de informar a sociedade, a importância das gorduras em nossas vidas. Excepcionalmente, será abordada aqui, a diferença entre as gorduras trans e cis, que recebem o título do nosso trabalho. Hábitos alimentares saudáveis, dicas para afastar a gordura trans da dieta , suas composições ,bem como os efeitos para o organismo , serão elaboradamente explicados a seguir.

A importância de conhecer as gorduras
Apesar da maioria dos brasileiros continuarem a consumir mais gordura do que é recomendado, é altura de adoptarmos uma abordagem mais equilibrada relativamente ao consumo deste nutriente. Se conhece as suas gorduras está bem posicionado para conseguir, simultaneamente, apreciar os seus alimentos e adoptar um equilíbrio saudável de gorduras.
A gordura por si só não é, intrinsecamente, prejudicial para a saúde, pelo contrário, é um importante nutriente com uma função essencial no nosso organismo. Por exemplo, as reservas de gordura protegem os nossos órgãos internos e algumas gorduras essências são vitais para a produção de hormonas. O que é prejudicial para a saúde é o consumo exagerado de determinados tipos de gordura e insuficiente de outros tipos. A partir do momento em que conhecemos os diferentes tipos de gorduras, quais as que se devem reduzir e as que se devem aumentar, então conseguimos fazer escolhas alimentares informadas, que nos auxiliam a atingir um consumo de gorduras saudável.

Explicação técnica
As gorduras insaturadas apresentam diferentes estruturas químicas: uma estrutura “cis” e outra “trans”. A maior parte das gorduras insaturadas surgem na sua forma “cis”, mas no caso da carne e do leite de ruminantes (como bovinos, ovinos e caprinos), por exemplo, e nos produtos que contêm óleos parcialmente hidrogenadas industrialmente, apresentam algumas gorduras insaturadas na sua forma trans. São denominados ácidos gordos trans e, tal como as gorduras saturadas, elevam os níveis de colesterol no

Relacionados