Trabalho Benhaviorismo

1318 palavras 6 páginas
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE ANHANGUERA DE BRASILIA
CURSO DE PEDAGOGIA

ATPS: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Alunos: Taiane Martins 8641291244
Marcos Paulo 9140285705
Sandra Maria 8488221255
Patrícia Gomes 5219987382 Lucimar Martins 3227000150

Série: 2C Professor: Rachel Rabelo

Brasília
2014

INTRODUÇÃO

Neste estudo será abordado o tema Behaviorismo e educação e seus conceitos.
Para perceber como são feitas suas aplicações no ambiente de aprendizagem.

BEHAVIORISMO E EDUCAÇÃO
O termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson no ano de 1913 num artigo publicado com o nome de “Psicologia como os behavioristas a vêem”. O termo em inglês behavior significa comportamento, por isso, para denominar essa tendência teórica, usamos Behaviorismo, Comportamentalismo, Analise Experimental do Comportamento. A teoria Behaviorista ou Empirista teve como sustentáculo a psicologia behaviorista estrutural, princípios linguísticos e psicológicos que tentam explicar a aprendizagem e fornecer orientações sobre o ensino.
Predominou por duas décadas após a Segunda Guerra Mundial e teve como inspirações as teorias e aprendizagem gerais propostos por psicólogos como Watson (1924) ou Skinner (1957) e a linguística estruturalista representada principalmente por Bloomfiel.
Behaviorismo é uma teoria que estuda eventos psicológicos a partir de evidencias comportamentais e se apresenta com psicologia objetiva em oposição ao subjetivismo.
Segundo Graham, o Behaviorismo é uma estrutura que entende a psicologia como ciência do comportamento e não da mente. Nessa perspectiva, o comportamento é explicado sem referencia a eventos mentais, pois estes podem ser traduzidos em conceitos comportamentais, esclarece que a teoria tem suas raízes no associacionismo clássico dos empiricistas britânicos John Looke e David Hume que viam o comportamento inteligente como produto da aprendizagem associativa. Humanos e

Relacionados

  • TCC Motiva o H lio Instituto de Beleza 2009
    9952 palavras | 40 páginas