TRABALHO BARRETAO1

382 palavras 2 páginas
7 Aplicações do enfoque sistêmico

Há inúmeras aplicações para o enfoque sistêmico na administração. Alguns exemplos como: mudanças organizacionais para melhorar o desempenho do sistema, reengenharia de processos, uma administração de qualidade total, estratégia e uma abordagem situacional.

8 Organizações como sistemas

Uma habilidade básica para os administradores é a compreensão dos elementos, compreensão do sistema, que se definem em técnico, formado por recursos componentes físicos e abstratos, e social que é formada por todas manifestações dos comportamentos de indivíduos e grupos. Enquanto a administração científica tradicional prioriza apenas a eficiência do sistema técnico e deixa as pessoas em segundo plano, já a escola de relações humanas focaliza apenas o sistema social.

9 Analise e planejamento de sistemas

A sociedade humana é uma organização, logo um sistema. E esse grande sistema, ou ambiente, é formado por diversos sistemas para organizarmos nossa vida, por exemplo: as fábricas, fiscalizações e transporte. Um grande nome é Henry Ford que criou a linha de montagem móvel com um sistema integrado com outros sistemas de suprimentos.

9.1 Ambiente Todo sistema está integrado à um ambiente, formado por outro sistema que está ligado à outro sistema cada vez maior. Para entendermos um sistema é fundamental compreender o ambiente que ele se encontra.

9.2 Objetivos

É fundamento o entendimento dos objetivos em qualquer processo de analise ou planejamento de algum sistema.

9.3 Componentes

Os componentes dependem dos objetivos, podendo ser concretos ou abstratos. Por exemplo: um sistema de informação é feito de pessoas, enquanto um sistema de produção é feito por maquinas. Um aspecto importante a analisar em qualquer sistema é a ausência de algum componente, ou a degeneração, podendo prejudicar o andamento de todo o processo.

9.4 Processo

O processo de um sistema é a maneira em que os componentes se relacionam. O tempo é um indicador

Relacionados