Trabalho AV1 analise experimental do comportamnto

1868 palavras 8 páginas
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma atividade proposta pela docente Angié da disciplina ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO, onde o desenvolvemos através de um programa de computador SNIFFY PRO e responder as seguintes questões:
A natureza do estímulo condicionado (SC) afeta a resposta emocional condicionada (CER)?

E a intensidade do estímulo condicionado afeta a resposta emocional condicionada (CER).

INTRODUÇÃO

Segundo a aprendizagem associativa para se aprender tem de se associar estímulos e respostas ou associar estímulos. Existem dois tipos de aprendizagem associativa: o condicionamento clássico e o condicionamento operante.
O condicionamento clássico foi o investigado russo Ivan Pavlov quem, ao estudar os reflexos digestivos do cão, descobriu uma forma de aprendizagem presente nos seres humanos e noutros animais.
O condicionamento operante foi o investigador norte-americano Rufus Skinner que desenvolve uma experiência que o vai conduzir à descoberta do modo como tantas das nossas aprendizagens se processam e se mantêm.
Muitos dos nossos comportamentos foram adquiridos ao longo do processo de socialização através da observação e imitação dos outros.
Dos três tipos de aprendizagem existentes a mais adequada para justificar o comportamento é a aprendizagem por observação e imitação é a mais adequada, porque muita das coisas que nos aprendemos foi por vermos a alguém, como por exemplo, quando aprendemos a escrever ou a falar.
Estudamos o comportamento do rato (Bred) virtual no SOFWARE SNIFFY, com vários testes, para podermos observar o comportamento do Bred, também aproveitamos e fizemos uns gráficos, que veremos na conclusão deste condicionamento clássico.

CONDICIONAMENTO CLÁSSICO
Condicionamento Clássico, também conhecido por condicionamento de Pavlov, foi proposto por este investigador (Pavlov 1849 – 1936) entre 1903 e 1908 numa experiência com cães.
A idéia é que depois de um certo numero de ensaios o cão fizesse algo que não

Relacionados