Trabalho Assalariado - Karl Marx

Páginas: 3 (568 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2014
Síntese do livro do Karl Marx – Tcc
Curiosidade: A palavra trabalho vem do Latim tripalium que significa castigo. O tripalium do latim era uma espécie de estaca formada por três paus, que erafixada no chão para servir de tronco para o castigo dos escravos da Idade Média.
Historia do Trabalho Assalariado
O modo de trabalho assalariado começa a ter força no Brasil no fim da escravidão. Amaioria dos escravos não sabia qual rumo seguir depois de sua liberdade, a única coisa que eles queriam era suprir as suas necessidades, e a única solução era arranjar um trabalho.
O que os inglesespensavam, era que se os trabalhadores recebessem pelo seu trabalho, mais pessoas teriam dinheiro para comprar as suas mercadorias produzidas, pois a Inglaterra precisava de consumidores. A intenção daInglaterra de lutar contra o tráfico de escravos foi mais causa de interesses econômicos
Então a burguesia rural do Brasil teve a iniciativa, aonde era formada por camponeses que começaram acontratar trabalhadores rurais como assalariados, para não falir as lavouras de café no Brasil.
O Trabalho Assalariado Hoje.
Marx procura escrever em seu livro “TRABALHO E ASSALARIADO E CAPITAL &SALÁRIO, PREÇO E LUCRO”, as relações entre a classe trabalhadora na sociedade capitalista, explicando que a realidade é diferente quando se diz que o trabalhador e o patrão têm as mesmas intenções.
Naprimeira parte, o autor aborda como tema principal o trabalho assalariado no capitalismo, explicando que a força de trabalho é apenas uma mercadoria, onde o capitalista compra do operário, dando aotrabalhador apenas uma contribuição necessária para a sua sobrevivência, ou seja, o salário. Como toda mercadoria tem o seu valor, a força do trabalhador não foge disso, é só analisar o tempo de formaçãoprofissional que o operário tem, pois quanto menor é o tempo de formação de um trabalhador, menor serão os custos de produção para a burguesia, logo, menor será o preço de seu trabalho. O custo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho assalariado e capital
  • Resumo do livro trabalho assalariado e capital
  • RESENHA DO TEXTO Trabalho assalariado e Capital (KARL MARX)
  • O trabalho e karl marx
  • Processo de Trabalho Karl Marx
  • Karl Marx Trabalho
  • KARL MARX TRABALHO DE SOCIOLOGIA
  • Trabalho Karl Marx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!