Trabalho Ant Gona P Entrega

2037 palavras 9 páginas
Graduação em Direito

Introdução a estudo do Direito I

ANTÍGONA

INTRODUÇÃO

Eterno embate entre Direitos Naturais e Positivos (Justiça e Lei), retratado na Obra Antígona.

SABEDORIA E A IGNORÂNCIA EM PLATÃO

Para Platão a única forma para conhecermos a realidade inteligível é através da razão pois os nossos sentidos podem nos enganar. Ele divide o mundo em três partes, na primeira estão os objetos perceptíveis pelos sentidos. Na segunda estão as coisas que não podem ser percebidas pelos sentidos mas podem ser entendidos pelo espírito humano como a matemática e a geometria. Na terceira parte de sua divisão Platão coloca as ideias superiores como a virtude e a justiça que somente podem ser conhecidas pela inteligência através da utilização de outras ideias.

O mito é uma forma de conhecimento inferior à filosofia porque é baseado sobre a intuição que não tem como ser demonstrada. E a ciência é um saber inferior porque necessita ser demonstrada e porque é baseada sobre hipóteses, mas na falta de conhecimentos melhores mesmo o mito e a ciência são conhecimentos que podem ser utilizados pelos filósofos para alcançar as ideias. O único conhecimento que o filósofo não pode aceitar é a opinião. Na questão ética Platão liga beleza e bondade, tudo aquilo que é belo é também verdadeiro e bom e vice-versa. É a beleza das ideias que atraem a inteligência do filósofo e o bem, também por ser belo, atrai a sabedoria.

Um dos pontos mais interessantes da filosofia platônica talvez seja a ideia de que a ignorância é a causa do mal. Se considerarmos a tendência natural do homem a buscar o prazer e fugir da dor, a buscar o agradável e fugir do desagradável, o argumento de Platão torna-se bastante evidente. Platão considera que se torna necessária uma capacidade de ponderar, de medir com precisão, para onde se inclinará a “balança” do prazer e da dor ao longo do tempo.

A ORGANIZAÇÃO DA CIDADE SEGUNDO PLATÃO

A conclusão sobre a

Relacionados

  • direitos humanos
    55829 palavras | 224 páginas
  • Africa
    341313 palavras | 1366 páginas