Trabalho antígona

Páginas: 8 (1838 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
INTRODUÇÃO
Neste trabalho de INTRODUÇÃO ao ESTUDO do DIREITO mencionará na obra, Antígona de Sófocles, a relação entre Jusnaturalismo (direito natural) e Juspositivismo (direito positivo). A tragédia ilustra o conflito entre direito natural e direito positivo.
Após a batalha de Etéocles e Polinices em prol de uma disputa de poder, os dois irmãos morreram após trocarem golpes reciprocamente.Creonte rei de Tebas promoveu sepultara a Etéocles por afirmar que lutou á favor do bem e dando castigo a Polinices onde afirmara que estava em desacordo com as leis positivas e assim seu corpo não recebera sepultura, ficando a mercê dos animais e fétido. Antígona não concordava com os princípios de Creonte e afirmava injusta sua decisão e que não poderia acata-la.
Antígona desobedece à leiinstaurada pelo rei dando sepultura fúnebre a seu irmão, sendo penalizada e julgada. Seu julgamento levará a uma revolta e inquietação a todos, gerando uma turbulência no seu poder monárquico e familiar, onde desencadeará uma serie de conflitos resultando em uma tragédia grega.
Durante toda tragédia acontecerá uma série de atritos entre direito natural, defendido por Antígona; direito positivodefendido por Creonte.








DESENVOLVIMENTO
Tebas era uma cidade governada pelo rei Laio, casado com a rainha Jocasta. Édipo era um jovem que cobiçava o poder do rei, onde ele acaba por mata-lo, instaurando-se no poder. Édipo tivera quatro filhos com Jocasta, cujos nomes são: Polinices, Etéocles, Antígona e Ismênia. Édipo ao saber que matara seu pai e que Jocasta era sua mãe biológica, serepudiou, furando seus dois olhos, e abdicando do trono. Seus filhos então passaram a disputar o poder de Tebas, onde travaram uma batalha incessante, resultando na morte dos dois irmãos.
Creonte se instaura no poder, regido pelas suas leis positivas para governar desde então a cidade deixada por Édipo. Dentre suas normas ele promoveu sepultara à Etéocles, afirmando ter lutado para o bem da cidadee de todos e não promovera inumação ao corpo de Polinicis, deixando ao ar livre, de modo desonrado, medida tomada como um modo de castigo por ter lutado contra a sua cidade, saqueando e ateando fogo. Assim fora a forma encontrada por Creonte para punir Polinices, gerando respeito e medo por parte da população de Tebas.
Antígona irmã de Polinices não concordava com os princípios tomado porCreonte, infringindo a sua lei natural onde era regida. Desde então ela começara a planejar um modo de promover sepultura fúnebre ao seu irmão, foi quando ela procurara sua irmã Ismênia para participar das celebrações que eram incumbidas a seu irmão, que por direito natural deveria tê-las. Assim, Ismênia gostaria participar da cerimônia de celebração do corpo, mas temera que mau algum pudesse acontecer.Podemos observar nessa passagem da tragédia:
Ismênia -- Eu não faço nada que não seja honroso, mas sou incapaz de atuar contra o poder da cidade.
Antígona – Pode apresentar essas desculpas, que eu vou erguer um túmulo ao meu irmão tão querido.
Ismênia – Ai, desgraçada, como receio por ti!
Antígona – Não temas por mim. Assegura a tua vida.
Podemos observar que a lei positiva vigorasobre Ismênia diferentemente de sua irmã, onde há uma predominância da lei natural.
O direito natural é um poder que e acontece independente da vontade humana, ou seja, uma ordem natural, conjunto de leis absolutas, eternas e imutáveis, sendo assim validas em qualquer lugar, cuja responsabilidade é de regular o agir, vivendo a favor do bem, harmonia. O direito positivo em uma controvérsia do direitonatural, onde são regras que definem uma ordem, sobre o homem, direito escrito e positivado, sendo assim leis e decretos impostos criados pelo homem para regular a liberdade e nascendo um bem comum na sociedade. As leis positivas são contingentes, sendo que cada cultura tem a sua e se submete a ela.
Voltando à tragédia, Antígona diante da situação como já citei era embasada da lei natural,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antigona trabalho feito
  • Trabalho sobre a Antígona
  • Trabalho universidade que lê livro antígona – sófocles
  • Antigona
  • antigona
  • Antigona
  • Antígona
  • Antígona

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!