Trabalho America Rosangela Uigor

815 palavras 4 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO CÂNDIDO RONDON
CURSO DE DIREITO

A INVENÇÃO DA AMERICA LATINA

UIGOR SILVA DE AMORIM

Profª Ms. ROSANGELA REIS

Cuiabá
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO CÂNDIDO RONDON
CURSO DE DIREITO
RESUMO

O objetivo é examinar o processo de construção da idéia de América Latina, ou seja, o surgimento do conceito e sua simbologia na perspectiva da modernidade. O recorte cronológico compreende do período colonial até a conjuntura de consolidação do termo América Latina, em fins do século XIX. Discute-se a criação do nome , e sua predominância .
Palavras-Chaves: América Latina, identidade, debate historiográfico.

I - INTRODUÇÃO

O conceito de America latina, nada mais foi que a classificação racial do mundo naquele período ( séc. XVII ), onde o modelo de humanidade era o homem branco, cristão e europeu.
Enfim no período da segunda guerra que o nome America latina se popularizou, especialmente por estudos dos historiadores e economistas norte americanos. De fato esse nome se consagra em 1948 quando se funda a CEPAL, Comissão Econômica Para America Latina, como organismo das Nações Unidas. Entretanto essa expressão passa a ser vista como instabilidade política, crônica estruturas produtivas atrasadas, dependência total ao capital Norte Americano, estrutura fundiária monopólica e acentuado crescimento demográfico. O nome America Latina já e tão popular e expressivo que não serve só para designar o difícil séc. XIX mas para nomear a America colonial e também para discriminar as populações indígenas e negras do continente. Ou seja o processo de colonização individualizou o pensamento e nos dessenssibilizou, devemos nos concertar o que foi pré conceito deixado pelas colônias.
A sobrevivência do termo “América Latina” e sua utilização ainda nos dias de hoje não constituem fatos óbvios. É importante ressaltar que esse nome enfrentaria altos e baixos ao longo do final do século XIX. As explicações para isso são inúmeras;

Relacionados