trabalho alinação e consumo

472 palavras 2 páginas
Alienação:

Alienação é pertencer a um outro, é tornar alheio, transferir para o outro o que é seu.
A pessoa alienada perde a compreensão do mundo em que vive. A alienação é a diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar, em agir por si próprios. Os indivíduos alienados não tem interesse em ouvir opiniões alheias, e apenas se preocupam com o que lhe interessa, por isso são pessoas alienadas. Um indivíduo alienado pode ser também alguém que perdeu a razão, está louco.
Alienação é o estado que uma pessoa que foi educada em condições sociais determinadas, e se submete aos valores e instituições dadas, perdendo assim a consciência de seus verdadeiros problemas, e se tornando uma pessoa alienada.

Consumo:

Junto com a logica de produção em serie, a “necessidade de compra” estava nascendo, e junto vinham os anunciantes, as facilidades de crediário e campanhas de publicidade, naquele tempo ainda pelo radio.
Conforme as pessoas iam trabalhando e recendo seus salários, vinha uma necessidade de comprar. Não só uma necessidade superficial, mais sim uma questão de sobrevivência, como alimentos, roupas e moradia.
Mas algumas pessoas já não compravam só por sobrevivência, e sim pelo prazer que isso lhes oferecia.
O consumo dá a possibilidade de fazer escolhas sobre determinados produtos, e optar entre compra-los ou não. Nesse sentido, o consumo nunca é um em si, mas sempre um meio para outra coisa qualquer. Caso contrario, ele se transforma em consumismo.

Trabalho e consumo alienados:

O trabalho alienado é quando você trabalha em algo que não te dá o menor prazer e continua nele por que tem que continuar.. Aí você não se desenvolve, não amadurece e adoece geralmente.
É quando o trabalhador perde mais do que ganha, já que produz para outro. Quando não está satisfeito com o salario, mas continua porque tem que pagar as contas. Quando trabalha mais horas do que o justo. É quando o trabalhador se transforam em mercadoria.
A produção em massa tem como

Relacionados