Trabalho Alessa Reggio Emilia

1816 palavras 8 páginas
Este trabalho constitui-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada na metodologia de revisão bibliográfica acompanhada de um relato de experiência vivenciada. Tenta compreender quais as contribuições da abordagem italiana Reggio Emilia para a reflexão do processo de ensino aprendizagem da Educação Infantil para o desenvolvimento de seres democráticos, críticos e autônomos. Com os objetivos de identificar as potencialidades e desafios que tal perspectiva teórica apresenta para a Educação Infantil no contexto brasileiro, com base na reflexão sobre a realidade vivenciada em uma escola paulistana particular. Para isto o trabalho descreve o histórico das creches na Itália.
O desenvolvimento da abordagem pedagógica Reggio Emilia, sua concepção pedagógica, curricular, filosófica, organizacional, pedagogia relacional e sua adaptabilidade na escola democrática Lumiar. Como esta instituição brasileira forma indivíduos críticos, autônomos e democráticos.
Reggio Emília é uma cidade de 130.000 habitantes na próspera região da Emilia Romagna, no nordeste da Itália. Seu sistema municipal de educação para a primeira infância tornou-se reconhecido e aclamado como um dos melhores sistemas de educação no mundo.
Atualmente, a cidade financia e opera 11 escolas pré-primárias para crianças de 3-6 anos, bem como 13 centros para crianças de 0-3 anos. Nos últimos 30 anos, o sistema criou um conjunto singular e inovador de suposições filosóficas, currículo e pedagogia, método de organização escolar e desenho de ambientes que, tomados como um todo unificado, chamamos de abordagem de Reggio Emília. Essa abordagem incentiva o desenvolvimento intelectual das crianças por meio de um foco sistemático sobre a representação simbólica.
Após o término da Segunda Guerra, as mulheres de Villa Cella, cidade no nordeste da Itália, próxima a Reggio Emilia, decidiram erguer e administrar uma escola para os filhos, pois todas

Relacionados