Trabalho administração financeiro definição e características de capital de giro e valores a pagar

Páginas: 5 (1099 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2011
Trabalho Administração Financeiro

Definição e características

De

Capital de giro e valores a pagar

Aluna: Edna de Oliveira Santos

Rio de janeiro, 11, Maio de 2011

Introdução

O trabalho abaixo descrito tem por objetivo descrever Definição e características de Capital de Giro e Valores a Pagar.

Vimos que a administração de capital de giro e fundamental natomada de decisões da empresa seja na hora de comprar e vender, bem como nas demais atividades financeiras e operacionais.

O capital de giro e responsável em organizar e fiscalizar o cumprimento de todas as atividades das empresas assim como: Compra de materiais, produção, venda de produtos e mercadorias e prazo de recebimento

De acordo com Assaf Neto (2005) alega que, sejaqual for à definição adotada para o capital de giro (ou capital circulante), esta deve identificar os recursos que giram (circulam) várias vezes em determinado período. Sendo assim, o capital de giro diz respeito a uma parcela de recursos aplicada pela empresa em seu ciclo operacional (de curto prazo), a qual assume diversas formas ao longo de seu processo produtivo e de venda.

Vieira (2005)reforça a idéia, ao afirmar que o capital de giro representa o volume de
investimentos de curto prazo aplicados no ativo circulante, o que engloba caixa, bancos,

aplicações financeiras, estoques e contas a receber de clientes.

Capital de Giro

Definição de capital de giro

Capital de giro e o capital de trabalho, isto e, todo recurso financeiro de uma empresa (capital) necessáriopara financiar o seu crescimento ou ate mesmo dar continuidade em suas operações comerciais, esses recurso são responsáveis no financiamento nas vendas a prazos para os clientes.
Os ganhos obtidos através do capital de giro são utilizados para manter estoques e saldar dividas com os fornecedores como: aquisição de matéria-prima ou ate mesmo mercadorias que serão revendidas, nos pagamentos deimpostos, salários, entre outros custos e despesas operacionais.
Podemos compara o capital de giro como o sistema circulatório de um ser humano, pois ele esta ligado a todas as receitas, despesas e contas que giram ou movimentam o dia – a – dia da empresa.
Sendo assim podemos concluir que o capital de giro e diretamente ligado as despesas e contas da empresa conforme veremos abaixo:1) Toda empresa que faz vendas a prazo, precisa de dinheiro imediato para financiar seus clientes.
2) Toda empresa que mantém matéria-prima ou mercadorias estocadas, precisam conseguir recursos financeiros para financiar os estoques.
3) Quadro uma empresa compra matéria-prima ou mercadoria a prazo, necessariamente precise que seus fornecedores financiem uma parte ou a totalidadedo seu estoque.
4) Quando uma empresa tem prazo para pagar as contas e gastos como os impostos, taxas, energia elétrica, salários e outras despesas, significam que parte ou a totalidade dessas despesas podem ser financiadas por fornecedores de serviços (bancos, financeiras ou instituições de crédito).
Com base nos quatros itens acima descrito podemos identificar quais áreas vão precisarde recursos e ate mesmos quais despesas e contas a empresa terão que obter recursos para financiar o capital de giro

Características do Capital de Giro

Sincronização Temporal: A sincronização temporal são todos os elementos que compõem o ativo circulante e que não costumam apresentar sincronização temporal sendo equilibrada em seus graus de atividades, isto e, produção, venda e cobrança.Sendo assim fica claro que se todas as vendas fossem realizadas a vista, não seria necessário investimentos em valores a receber. Para se ter uma eficiente gestão de recursos e efetivar o controle de capital de giro, sempre maximizando os retornos e minimizando os custos.
Curta duração: A sua curta duração e o rápido convertimento de seus elementos assim como outros do mesmo grupo, como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de administração de capital de giro
  • Gest o do valor capital de giro
  • Gestão do Valor do Capital de Giro
  • Administração do Capital de Giro
  • Administração de Capital de Giro
  • Administração e capital de giro
  • Administração de Capital de Giro
  • Administração de capital de giro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!