Trabalho ADM Gest o Empresarial Revolu o Industrial na Log stica

788 palavras 4 páginas
Revolução Industrial na Logística

1. INTRODUÇÃO
Uma das origens da palavra logística pode ser encontrada na sua etimologia francesa, do verbo loger, que significa "alojar" e se constitui num termo de origem militar. Segundo ALT, MARTINS (100', p. 251) a origem da logística é militar.
"Foi desenvolvida visando colocar os recursos certos no local certo na hora certa com um só objetivo: vencer batalhas". No decorrer da história, as guerras têm sido ganhas e perdidas através do poder e da capacidade da logística, ou pela falta dela. A logística não era só armazenar suprimentos e armas, era definida como a “arte de movimentar exércitos” onde há estratégia, transporte e preparativos administrativos com o objetivo de movimentar e sustentar as forças militares.
1.2 Logística Industrial
Trata-se da parte da Logística Empresarial responsável pela gestão e operação de todos os fluxos de informações e materiais, ligando fornecedores e seus clientes. As técnicas, tecnologia e metodologia são aplicadas para soluções que envolvem, entre outras, as áreas de: sistemas de abastecimentos; gestão de transportes, localização de fábricas, sistemas de movimentação, métodos de armazenagem, plano diretor, sistemas viários, layout de fábrica, layout de depósito e centrais de distribuição, estudos de tempos e métodos, produtividade logística.
Uma visão mais moderna da logística aplicada para a manutenção reconhece que a prioridade do cliente interno é influenciada pelos vários níveis de serviço oferecidos, que impactam no atendimento dos requisitos dos clientes.
A logística interna, cuida dos aspectos logísticos dentro da manufatura em si, e por isso está inserida dentro do PCP (programação e controle da produção). Japoneses e americanos, por meio de, Kanban e Just-in-Time, desenvolveram técnicas e procedimentos bastante eficazes para gerenciamento do processo logístico.

JUST-IN-TIME (JIT):
O princípio básico da filosofia JIT, no que diz respeito a produção é atender de forma rápida e

Relacionados