trabalho acaemico

2833 palavras 12 páginas
CREAS - Infraestrutura
Como deve ser o espaço físico do CREAS?
Para promover uma acolhida adequada e escuta qualificada aos usuários, o ambiente físico do CREAS deve ser acolhedor e assegurar espaços para a realização de atendimentos familiar, individual e em grupo, em condições de sigilo e privacidade. Para isso, recomenda-se que seja implantado em edificação que disponha dos espaços essenciais para o desenvolvimento das suas atividades. O CREAS não deve ser implantado em local improvisado.
Para que o ambiente seja acolhedor, além da postura ética, de respeito à dignidade, diversidade e não-discriminação a ser compartilhada por toda a equipe, o espaço físico do CREAS deve contar com condições que assegurem:
- Atendimento em condições de privacidade e sigilo;
- Adequada iluminação, ventilação, conservação, salubridade e limpeza;
- Segurança dos profissionais e público atendido;
- Acessibilidade a pessoas com deficiência, idosos, gestantes e crianças, dentre outros;
- Espaços reservados e de acesso restrito à equipe para guarda de prontuários. Em caso de registros eletrônicos, devem igualmente ser adotadas medidas para assegurar o acesso restrito aos prontuários, dados e informações;
- Informações disponíveis em local visível sobre: serviços ofertados, situações atendidas e horário de funcionamento da Unidade.
A infraestrutura física do CREAS deve ser compatível com os serviços ofertados, como os recursos humanos disponíveis e capacidade instalada para atendimento às demandas que emergem no seu território de abrangência. Os espaços do CREAS devem, portanto, dispor de quantidade e dimensões suficientes, sendo a infraestrutura ampliada sempre que necessário.
Como proceder com relação ao acesso ao CREAS por pessoas com mobilidade reduzida?
O CREAS deve assegurar as seguintes condições para acessibilidade das pessoas com mobilidade reduzida:
- Acesso principal adaptado com rampas e rota acessível desde a calçada até a recepção do CREAS
- Rota

Relacionados

  • ÁREAS DE FRONTEIRA: CONFLITOS ENTRE INDÍGENAS E GARIMPEIROS E FORMAÇÃO DA RESERVA YANOMAMI
    6507 palavras | 27 páginas