TRABALHO ACADEMICO SOBRE CANDIDO PORTINARI

2312 palavras 10 páginas
SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO Este trabalho buscará fazer registros analíticos desde a observação da obra, o conhecimento da vida de Cândido Portinari, os materiais utilizados pelo artista e os nomes das obras, inclusive o impacto que estes nomes causaram ao serem lidos. A trajetória de Portinari é um pedaço do Brasil, de sua cultura, de sua vida e de sua história. Sempre fiel à pintura, ao Brasil e ao comunismo, Cândido Portinari pintou e recriou o nosso país, fez chegar aos nossos olhos os principais personagens populares, viveu e morreu das tintas e articulou estreitamente sua obra a uma visão emancipadora da parte dos explorados e ofendidos. Ninguém conhece o Brasil se não conhece a obra de Portinari, o país precisa agradecer e reconhecer o extraordinário trabalho realizado por Cândido Portinari e propiciar às condições do conhecimento e o desfrute amplo da obra por parte dos mais extensos setores da população brasileira.
Por ocasião do desenvolvimento de projetos elaborados e trabalhados pelas escolas com a ideia de encantar as crianças e atender aos objetivos de um trabalho voltado para as brincadeiras e brinquedos, que marcam as tradições orais, escritas, artísticas e culturais do país, podemos encontrar na obra do pintor Cândido Portinari um acervo explicativo e favorecedor de infinitas possibilidades. Diferentes questões conduzem o olhar para o entendimento mais minucioso do caminho que devemos percorrer para estabelecer uma relação pertinente entre arte, infância e educação, e o contato com o trabalho de Portinari auxilia de forma concreta o que devemos fazer para organizar de forma coerente essa problemática.
As obras de Portinari são como uma grande lição de paixão e trabalho, e seu sentido real, como ele próprio o declarou, é o de “suscitar em cada homem ou mulher o sentimento da dignidade humana, o da fraternidade e do espírito comunitário”. Sendo assim, o acervo das obras de

Relacionados