trabalho academico individual ADREISA

2353 palavras 10 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO....................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO 5

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO
A estruturação da família tradicional na sociedade é apontada como elemento-chave para a sobrevivência dos indivíduos e pela proteção e socialização dos envolvidos. Ao longo dos tempos, a família sofre graduais processos de transformações e adaptações, sendo diretamente influenciada pela realidade social, como a redução do tamanho das famílias; a fragilização do matrimônio, por causa do crescimento dos divórcios e separações, na qual foge do padrão familiar, sobretudo de famílias com apenas um dos pais. Em especial das chefiadas por mulheres sem cônjuge, conhecido como “monoparental” ou “mãe solteira”, por que era concebida como transgressora dos bons costumes e das normas por não cumprir sua obrigação de procriar apenas no casamento, essas mulheres não era bem vista e nem aceita perante a sociedade por ter filhos fora do conjugue.
Tal configuração familiar era pautada por uma clara e rígida divisão de trabalho com papéis sociais e culturalmente estabelecidos, o pai como o único provedor e o responsável por desbravar o mundo e a mãe como a única responsável pelas tarefas domésticas. O homem se voltava para o externo, para o mundo dos negócios das realizações profissionais e se envolvia com o trabalho remunerado, enquanto à mulher era reservado o espaço de dentro do âmbito doméstico, onde se dedicava aos afazeres domésticos, incluindo a administração da casa e os cuidados com os filhos, os quais previam o envolvimento emocional e a vigilância.
Deste modo, deparamo-nos com uma diversidade de estruturações domésticas que passam a se adequar conforme a época emergente. Na contemporaneidade, presenciamos a reestruturação e inclusão de novos valores, possibilitando reconhecimento das novas alternativas

Relacionados