Trabalho academico Condimentos e especiarias

Páginas: 27 (6596 palavras) Publicado: 22 de abril de 2015
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
BÁRBARA MAZOCANTE MAJADAS
HALIENE SOARES RIBEIRO
IARA RODRIGUES CORREIA
RENATA C. BANDEIRA
VICTOR WILLYAM PESSOA CAVALCANTE















CONDIMENTOS E ESPECIARIAS











GOIÂNIA – GO
2015




























SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................................04

CONDIMENTOSE ESPECIARIAS: CARACTERÍSTICAS, USO CULINÁRIO E FINS MEDICINAIS.....................................................................................................07
CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................24

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................26




















INTRODUÇÃO

Desde apré-história, as especiarias, também conhecidas popularmente como condimentos ou temperos, têm desempenhado papel primordial no comércio e na acumulação de riquezas, sendo empregadas para as mais diversas funções: embalsamar no antigo Egito, para fins medicinais em diversos países, e, em locais de clima quente onde a refrigeração era escassa, serviam para mascarar o sabor e odor de carnes noinício de decomposição e favorecer a conservação de determinados tipos de alimentos.
O termo especiaria se refere a qualquer produto de origem vegetal, aromático, como a pimenta, canela, noz moscada, gengibre, cravo-da-índia, etc., usados em culinária para condimentar alimentos e ressaltar e/ou enriquecer o sabor de molhos, produtos em conservas e outros. Analisando figurativamente, os condimentos eespeciarias são substâncias que enriquecem ou alteram a qualidade de alguma coisa, proporcionando, por exemplo, vivacidade ou pungência; um sabor picante, cítrico ou adocicado; ou mesmo, um mix de sensações antagônicas, porém, complementares. Um bom exemplo é o uso de ervas aromáticas como o manjericão, alecrim, tomilho, louro, cebolinha e salsinha – formando o bouquet garni - em molhos a base detomate, juntamente com aceto balsâmico, mel e noz moscada.
O comércio de especiarias remonta há períodos antes dos registros da história. Os pesquisadores arqueólogos estimam que em torno de 50.000 a.C. o homem primitivo já havia descoberto que partes de certas plantas aromáticas ajudavam a melhorar o sabor dos alimentos. Para se ter uma ideia da grandeza deste feito, pode-se imaginar que ohomem primitivo, após assar a carne de sua caça, decidiu proteger o alimento das cinzas provenientes do fogo e de outras sujeiras. Embalou sua carne assada em algumas folhas encontradas na redondeza e reservou para consumo posterior. Mais tarde, para sua surpresa, observou que as folhas tinham dado um novo sabor à sua refeição. Neste momento, a humanidade tinha acabado de descobrir a arte de temperaros alimentos.
Se levarmos em consideração, por exemplo, o mito dos assírios, cujas tabuletas de argila com escrita cuneiforme representam os escritos mais antigos descobertos, pelo menos um tempero era conhecido antes do mundo ter sido criado. Esta civilização que viveu milhares de anos antes de Cristo, afirmava que os seus deuses beberam vinho de sementes de gergelim (ou sésamo) antes de criarema terra. Aliás, é importante mencionar também que dos hieróglifos nas paredes das pirâmides às escrituras da Bíblia são encontradas menções constantes das especiarias e a importância das mesmas na vida dos nossos ancestrais.
Acelerando a trama para o ano de 1271, um jovem veneziano partiu com seu pai e seu tio em uma viagem que os levaria por toda Ásia, até a China. Este jovem era Marco Polo e oseu livro sobre a viagem conduziu a queda de Veneza, a destruição do Império Árabe, a descoberta do Novo Mundo e a abertura do comércio com o Oriente. De repente, os comerciantes europeus perceberam que poderiam chegar a estes lugares de navio. O mistério que cercava as longínquas terras de onde vinham as especiarias tinha sido desvendado e contado ao mundo por Marco Polo; a Europa inteira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Topico II CONDIMENTOS E ESPECIARIAS Em Fase De Elabora Ao
  • Condimentos e especiarias
  • alguns condimentos e especiarias
  • condimentos, ervas e especiarias
  • Trabalho ESPECIARIA
  • Trabalho Ervas Condimentos E Temperos
  • Trabalho academico
  • Trabalhos academicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!