Trabalho Acadc3aamico Filosofia Da Cic3aancia

2055 palavras 9 páginas
FACULDADES MONTEIRO LOBATO – FATO
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E ESPIRITUALIDADE
FILOSOFIA DA CIÊNCIA – PROF. DR. ROGÉRIO PASSOS SEVERO
ALUNO: JACKSON GUTERRES DOS SANTOS
Reflexões propostas:
1. Leia os capítulos 1-3 do livro: “O que é Ciência Afinal?” do Chalmers e explique em que consiste a concepção ingênua da ciência descrita pelo autor?
Infere-se pela leitura do capítulo 1 da obra, supracitada, de Chalmers, que a concepção ingênua da ciência contempla a acepção minimalista da ‘suposta objetividade’ representada pelo senso comum de que “O conhecimento científico é conhecimento provado”, o qual é, primordialmente obtido pela via da observação e experimentação. Para Chalmers, o raciocínio indutivo tende à objetividade e a evolução do conhecimento tende a ser cumulativo e continuado, proporcional à variedade e quantidade dos fenômenos observados.
Existe, na concepção do autor, uma razão histórica para tal atrelamento, pois o conhecimento científico, nos seus primórdios, desenvolveu-se contextualizado nas experiências empreendidas por “grandes experimentadores”, como Galileu. Tal asserção denota a noção primeva da ciência derivada do incremento das experiências, como fonte de conhecimento científico cumulativo.
Este biografema sucinto da noção incipiente da ciência, segundo Chalmers, pode ser atribuído ao cenário das “realizações espetaculares da ciência experimental” . Onde ele menciona a frase corroborativa de J. J. Davies, na obra On the Scientific Method (Sobre o Método Científico): “A ciência é uma estrutura construída sobre fatos”.
Infere-se pela leitura do primeiro capítulo do livro de Chalmers que o conhecimento científico – teses, teorias, leis – são generalizações de fenômenos da natureza descritos numa gama de observações particulares, em condições diversificadas, a que Chalmers chamou de “indução simples”. A partir destas leis indutivas, pode-se chegar a previsões e explicações científicas.
Chalmers denominou tal concepção ingênua da ciência

Relacionados