Trabalho Acad Mico O Capote

1655 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO

Este Trabalho tem por objetivo, análise da obra de Nikolai Vasilievich Gógol, O Capote. Nessa analise são abordados aspectos como a psicologia, cultura, preconceito, diferenças sociais, tentando traçar uma analise sob o ponto de vista do Direito. No entanto o ponto estratégico da elaboração desse trabalho é a avaliação do direito do cidadão no individual.

SÍNTESE DA TRAJETÓRIA DE NICOLAU VASILIEVICH GÓGOL

Contista genial, romancista e teatrólogo, é considerado um dos fundadores da moderna literatura russa. Depois de muitas tentativas (de ser ator, poeta, funcionário público), conseguiu ser contratado para colaborar com alguns jornais, tornando-se conhecido do público leitor. Seu livro de estréia, Numa fazenda perto de Divanka (1832), uma coletânea de contos picarescos e bem-humorados, foi um enorme sucesso de público, transformando-o da noite para o dia em uma celebridade. A partir daí iniciou uma bem-sucedida carreira literária, sendo contratado como professor de História Medieval na Universidade de São Petersburgo, cidade onde viveu muitos anos. Mal adaptado ao mundo, Gogol morreu amargurado, vítima de alucinações, revoltado com seu tempo, a arte e a política.
Renovador e vanguardista, Nicolai Vassilievitch Gogol trouxe para a literatura russa o realismo fantástico e escreveu algumas obras-primas do conto universal. O conto O Capote – é considerado por intelectuais como Jean-Paul Sartre como a obra fundadora da literatura moderna.

A OBRA: O CAPOTE

RESUMO

Trata-se De um conto que fala sobre um pobre funcionário público que, nescessita adquirir um novo capote (casaco reforçado para baixas temperaturas). Com a baixa remuneração que percebe, grandes são suas economias até conseguir juntar a soma necessária à confecção do agasalho. Depois de conseguir o capote, utiliza-o apenas um dia, pois o mesmo é levado por assaltantes.

Desesperado, busca o auxílio das autoridades para reaver a o seu capote, mas seus esforços acabam em vão. Ao invés do capote,

Relacionados

  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas
  • Livro Padre
    53434 palavras | 214 páginas
  • dicionario
    79580 palavras | 319 páginas