Trabalho 1bim bio 2

3146 palavras 13 páginas
CPMG Hugo de Carvalho Ramos
Goiânia, 27 de Fevereiro de 2015
Aluno: Alexandre Nascimento Santiago da Silva Nº1 ou 45

Trabalho de Biologia II

Indice

Introdução

Conceitos glicídios Os glicídios são biomoléculas orgânicas formadas hidrogênio, oxigênio e carbono.
Nos seres vivos, possuem duas importantes funções: gerar energia e atuar na formação de partes dos corpos dos seres vivos.

Os principais glicídios
- Glicose: é um glicídio energético, também conhecido como dextrose, encontrado no açúcar do mel, na uva e outros frutos. - Sacarose: também energético, é encontrado principalmente na cana-de-açúcar e na beterraba. É o açúcar comum muito utilizado no mundo todo. - Amido: glicídio que serve, nas plantas, como reserva de energia. - Celulose: tem a função de formar as paredes das células dos vegetais.

FUNÇÕES DOS GLICÍDIOS
Os glicídios possuem diversas funções, das quais, conforme exibido na imagem acima, são as funções energética, estrutural, genética e de reserva.
Energética
Os glicídios são as primeiras e principais substâncias a serem convertidas em energia nas células, por isso são considerados as principais fontes energéticas dos seres vivos, sendo que a fonte de energia mais usada é a glicose.
- Estrutural
Estão presentes em vegetais e também nos Artrópodes, nos vegetais podem ser encontrados alguns tipos de carboidratos na celulose fazem parte da composição da parede celular, já nos artrópodes podem ser encontrados na quitina que forma o exoesqueleto dos mesmos.
- Genética
Estão presentes na composição dos ácidos nucleicos no RNA(ribose), e no DNA(desoxirribose).
- Reserva
Armazenamento de substâncias energéticas para animais e vegetais.
Onde são encontrados:
Nos animais os glicídios(carboidratos) são armazenados como glicogênio nos músculos e também no fígado, já nas plantas ele esta presente nos amiloplastos como amido.
CLASSIFICAÇÃO DOS GLICÍDIOS
Monossacarídeos
São glicídios que possuem um menor número

Relacionados