TRABALHO 01 1 VERS O APRESENTA O 04MAR2015

659 palavras 3 páginas
Wagner Cassio Rodrigues
Rodrigo Saldanha
Ronaldo de Souza Borges
........
..........

ESTADO E SOCIEDADE NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO
CESP I 2015
Trabalho 1 – Turma Única

Questão 01: Pesquise e formule um conceito de Estado que dê conta das suas dimensões atuais
Estado é uma instituição ou conjunto de instituições criadas para desempenhar o papel de conciliadores de interesses diversos, em face das demandas originadas por grupos pertencentes a um espaço geográfico definido.
Possui organização soberana para administrar e exercer papel regulador neste espaço geográfico, além de dispor de organismos para institucionalizar sua autoridade e capacidade, para o devido controle por parte da sociedade.
O Estado Contemporâneo é baseado nos conceitos do chamado Estado do Bem-Estar Social e Econômico dos cidadãos ou Welfare State, todavia, existe outra corrente que defende um Estado Neoliberal, o qual se caracteriza por uma menor intervenção do Estado sobre a vida dos cidadãos e a consequente prevalência do poder econômico.

Questão 02: Construa explicações que mostrem porque a liderança política do Estado sobre a sociedade não é uma situação tão normal quanto parece ser.

• Todo indivíduo tende a encontrar mecanismos para seu crescimento pessoal, profissional e econômico, principalmente em razão da cultura consumista predominante no mundo atual. Uma das formas de se conseguir essa evolução passa pela procura por algum órgão institucionalizado, quais sejam, partidos políticos, órgãos representativos de classe, além de outros. Dessa forma, o
Estado perde sua função precípua e passa a ser instrumento de crescimento pessoal, deixando sua razão de ser em segundo plano. • A liderança política não é legitimada pela população, uma vez que seus representantes, mesmo que eleitos democraticamente, não demonstram um comportamento que possibilite ao povo se identificar com eles.
• Alguns grupos sociais os quais se submetem a um mesmo governo possuem cultura e costumes diferentes da

Relacionados