Trabalho: ‘consenso de washington: a visão neoliberal dos problemas latino-americanos’

Páginas: 7 (1597 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
CONSENSO DE WASHINGTON: A VISÃO NEOLIBERAL DOS PROBLEMAS LATINO-AMERICANOS

Karen M. Sgobbi - Serviço Social - UNAERP

O autor vem abordar o encontro realizado em 1989 nos EUA por funcionários do governo norte-americano e dos organismos financeiros ali sediados – FMI, BancoMundial e BID – especializados em assuntos latino-americanos. O Objetivo do encontro era proceder a uma avaliação das reformas econômicas empreendidas nos países da região, estiveram também para relatar suas experiências diversos economistas latino-americanos. As conclusões dessa reunião é que se daria a dominação informal de Consenso de Washington que ratificou a proposta neoliberal que o governonorte-americano (continuar mandando e ganhando dinheiro) vinha insistentemente recomendando por meio das referidas entidades, como condição para conceder cooperação financeira externa, bilateral ou multilateral, ou seja, o modelo neoliberal era convencer os países latino-americanos e com isso outros países estavam enriquecendo com esse modelo, mas não existe mágica (implantada de cima para baixo)idéia de privatizar e deixar nas mãos dos capitalistas.

A proposta da FIESP de 1990 é um exemplo de cooptação intelectual das propostas norte-americanas, fez a seguinte recomendação: que o Brasil voltasse a agricultura de exportação. As razões externas da crise dos países latino-americanos na década de 1980 e 1990, pois nossa economia ia muito mal devido à inflação (remarcação de preço em tempototal) a situação da América Latina era ruim devido à ditadura militar (causando inflação e salários congelados). A crise foi devido à crise do petróleo no mundo, portanto a crise era mais externa do que interna, ficando mais difícil financiar, devido ao aumento a taxa de juros e financiamentos.
O foi criado um modelo rápido de desenvolvimento pela CEPAL – Comissão de Estudos da América Latinaera o despontamento da ONU para que se estudasse a América latina para desenvolver novas propostas, que abriu suas fronteiras para entrada de capital estrangeiro e o papel do Estado não é mais de proteção e sim de regulador do empresário. A postura das elites latino-americanas podem ser descritas antes e depois da Guerra Fria, que tinham medo dos EUA devido o medo de invasão, pois é um país muitopoderoso em domínio bélico e tecnologia e já os latino-americanos sempre tiveram aversão aos mesmos, pois o lema é: ‘Quem paga conta é quem manda!’.
A criação da OEA – Organização dos Estados Americanos teve sua origem 1890 pelos estados americanos – aduaneira para juntar o comércio de todos os países e através dessa confederação panamericana esse espaço de discussão. Um bom exemplo do OEA que foiinstituída no Brasil a Lei Maria da Penha através de denuncias a esse organismo internacional que censuram os países.
Outra discussão de suma importância foi a tese de falência do Estado, visto como incapaz de formular política macroeconômica e a conveniência de se transferir essa grave responsabilidade a organismos internacionais, tidos por definição como agentes independentes e desinteressadosaos quais tínhamos o direito de recorrer como sócios. O Estado seria apenas um empresário que se podia ou devia monopolizar atividades estratégicas, passou-se simplesmente a admitir como premissa que o Estado não estaria mais em condições de exercer um atributo essencial a soberania, o de fazer política monetária e fiscal. Começou a colocar em dúvida se teria o Estado competência até paraadministrar responsavelmente recursos naturais em seu território.
O debate sobre a inflação nos países latino-americanos era um único mal a se combater, os americanos afirmavam que os salários dos trabalhadores era a causa da crise inflacionária no Brasil e mágica para se solucionar o problema era congelar os salários dos trabalhadores e frear o desenvolvimento. Uma saída para a inflação que os EUA...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • OS ANOS 1990 E A CONSTRUÇÃO DO CONSENSO LATINO-AMERICANO
  • Movimentos sociais latino americanos e o Estado neoliberal
  • Consenso de washington
  • Consenso de washington
  • Consenso de washington
  • O consenso de washington
  • Consenso de washington
  • Consenso De Washington

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!