Trabalho: ‘conflito social e welfare state: estado e desenvolvimento social no brasil’

Páginas: 8 (1818 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
CONFLITO SOCIAL E WELFARE STATE: ESTADO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NO BRASIL

Karen M. Sgobbi - Serviço Social - UNAERP

O autor vem abordar a definição de welfare state que pode ser compreendida como um conflito de serviços e benefícios sociais de alcance universal promovido pelo Estado com a finalidade de garantias ou de uma certa harmonia entra o avanço e das forças mercado e uma relativaestabilidade social suprindo a sociedade de benefícios sociais que significam segurança aos indivíduos para manterem o mínimo de base material e níveis de padrão de vida que possam enfrentar os efeitos de deleitérios de uma estrutura de produção capitalista desenvolvida e excludente. Forças produtivas de produção (a indústria e o mercado) que atropela os trabalhadores com o subemprego – ‘ maisvalia’. E para evitar um conflito social, o Estado cede e concede alguns benefícios aos trabalhadores, apazigua a briga e assim faça que os trabalhadores continuem produzindo. Articula disso modo para não travar o sistema capitalista e assim mantém o trabalhador obediente.

O Estado do Bem Estar foi muito utilizado na Inglaterra (liberalismo) foi implantado devido a miséria e pobreza fruto docapitalismo. Os ingleses lutavam, exigiam do Estado um plano de ação para combater essa tragédia social, e através de políticas públicas, (diferentemente dos brasileiros). Hoje o Estado é realmente funcional que atende todas as necessidades de sua população.

Já na Alemanha o foco dos serviços sociais foi a educação. Investiu-se na educação pública e de qualidade para que no futuro pudesse elevaro nível de sua cadeia produtiva e de consumo através de desenvolvimento e novas tecnologias, pois país rico é um país com educação; esse é até hoje o lema alemão, ou seja, produzir melhor e com qualidade, com menos acidente de trabalho, etc. e consequentemente obter ainda mais lucros. Os trabalhadores alemães na verdade também são explorados só que de maneira sofisticada. No Brasil a educação éprecária e o Estado finge que ensina e nós fingimos que aprendemos e nosso país acaba ficando ainda mais desigual e sendo dominados pelas mãos estrangeiras de produção de ponta.
Outro bom exemplo de um sistema de proteção social criado por Bismark no século XVII (Estado prussiano em 1794 - antiga Alemanha), em que o Estado precisava se responsabilizar para melhorar a vida dos pobres, pois essespobres serão consumidores no futuro fazendo assim girar toda uma cadeia produtiva e a economia. O Brasil está ainda aprendendo a lidar com isso. Bismarck ampliou o sistema de proteção social adaptando o Código Prussiano para o seguro saúde, preocupado com os trabalhadores de minas de carvão e depois estende para os artesãos, trabalhadores agrícolas, aprendizes e mão de obra temporária. Em 1884seguro acidente, em 1889 seguro velhice e invalidez, em 1911 foi criado as leis unidas – seguro desemprego a todos os trabalhadores. O principal objetivo era que através da construção de políticas de segurança nacional era promover o desenvolvimento de um projeto de industrialização nacional militarista. Ele não estava preocupado com o trabalhador alemão e sim no projeto militarista para dominaroutros países assim como Hitler fez posteriormente.
O modelo alemão de Estado de Bem Estar Social era um sistema com fortes características de compromissos estatal, tinha preocupação muito grande com a segurança do indivíduo, da família e de sua estabilidade do que a promoção da igualdade econômica social entre os cidadãos. Permite que todos os cidadãos possam ter acesso que o Estado permite (dábenefícios). No Brasil não temos essa confiança que o serviço do Estado é de qualidade, já na Alemanha é justamente o contrário, criam contrato, compromisso do Estado com a população, diferente que acontece em nosso país (não exigimos nossos direitos), seria necessário o exercício de cidadania e assim mudaríamos o país. O Estado alemão é conhecido porque os capitalismo produtivista e socialmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O welfare state e as conquistas sociais
  • politicas sociais e o welfare state
  • A Politica Social do Welfare State
  • A POLITICA SOCIAL NO CONTEXTO DA SEGURIDADE SOCIAL E DO WELFARE STATE :
  • A Política social no contexto da seguridade social e do Welfare State
  • Resumo; politica sociais e a experiência do welfare state
  • Inglaterra: origens, welfare state e politica social
  • DIVISÃO SOCIAL DO EM ESTAR E DIFERENTES TIPOS DE WELFARE STATES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!