Trabalho é trabalho

Páginas: 9 (2191 palavras) Publicado: 8 de junho de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO MARANHÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM PROCESSOS GERENCIAIS








Elton Pereira Gonçalves






Comportamento organizacional e seus poderes












São Luís
2011



Elton Pereira Gonçalves








Comportamento organizacional e seus poderesTrabalho apresentado à disciplina Cultura e Cultura Organizacional do Curso de Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais da Universidade Estadual Vale do Acaraú, para obtenção parcial de nota sob a orientação da professora Regina Célia Miranda de Freitas.





















São Luís
2011

Elton Pereira Gonçalves








Comportamentoorganizacional e seus poderes



Trabalho apresentado à disciplina Cultura e Cultura Organizacional do Curso de Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais da Universidade Estadual Vale do Acaraú, para obtenção parcial de nota sob a orientação da professora Regina Célia Miranda de Freitas.



Aprovado em: ___/___/___

Nota:________________________________________________
Prof.ª Regina Célia Miranda de Freitas







Resumo

O comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que os indivíduos, os grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro de uma organização, e depois utiliza esse conhecimento para ajudar as empresas a trabalharem com mais eficácia. Com o passar do tempo às empresastem passado a perceber a importância do líder nesse contexto empresarial, com metas que podem ser alcançadas quando todos os envolvidos têm pleno conhecimento e interesse em alcançar o mesmo ponto e para tanto, um bom líder focada na motivação do indivíduo que é necessário na empresa. Nesse contexto, o propósito desse trabalho é dar uma breve visão a respeito da liderança como um todo, passando pormodelos de gestão e fatores influenciadores atuais para então esboçar como será o futuro no que diz respeito o gestor, mostra que os lideres precisam desenvolver suas habilidades interpessoais ou humanas para que possam ser eficazes em suas funções.
Sumario

1. Introdução 6
2. Contexto histórico 7
3. O que é liderança 8
a) Formal 8
b) Informal 8
1. Tipos deliderança 9
a) Liderança autoritária 9
b) Liderança indecisa 9
c) Liderança democrática 9
d) Liderança Liberal 9
e) Liderança situacional 9
f) Liderança emergente 9
4. O que é poder 9
1. Tipo de poder 9
a) Poder legítimo 9
b) Poder de recompensa 9
c) Poder coercitivo 9
d) Poder de especialização 9e) Poder de referência 9
f) Poder de informação 9
5. Tipos de abordagem 10
a) Abordagem comportamental 10
b) Abordagens situacionais 10
6. Motivação e liderança’ 11
7. Conclusão 12

referencia

1. Introdução

Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar,organizar e controlar. As ameaças às organizações, vinda de clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico, requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento, com a compreensão do comportamento individual e dos grupos em situações de trabalho constituindo assim o campo de estudo do comportamento organizacional.
Contudo, as investigações de questõesrelacionados, com liderança e poder, estrutura e processos de grupos, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflitos e dimensionamento de trabalho, entre outros, temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações, com isso os administradores eficientes facilitam o desenvolvimento fornecendo as coisas de que as pessoas precisam para desempenhar sua função, para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS
  • Trabalho Trabalho
  • Trabalho de trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!